Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27097
Título: Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente
Título(s) alternativo(s): Algebraic thinking and problem-solving: contributions to teacher education
Autor(es): Landgraf, Ariane da Silva
Orientador(es): Justulin, Andresa Maria
Palavras-chave: Álgebra - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Professores - Formação
Algebra - Study and teaching
Problem-based learning
Teachers, Training of
Data do documento: 14-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LANDGRAF, Ariane da Silva. Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar quais contribuições para a formação docente são evidenciadas em um curso de Resolução de Problemas para ensinar Álgebra, de acordo com as habilidades da BNCC (BRASIL, 2018). Nesse sentido, ofertou-se um curso de extensão voltado para a exploração do pensamento algébrico através da Resolução de problemas, com discussões teóricas e momentos práticos da resolução de problemas com sugestões e indicações para o uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os participantes foram seis professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio e os encontros ocorreram de maneira remota, com momentos síncronos e assíncronos. A pesquisa é qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados os seguintes métodos: questionários, análise documental e observação participante. Os dados foram registrados por meio de: diário de campo da pesquisadora, problemas geradores resolvidos nas atividades práticas, gravação de áudio e vídeo dos encontros, realizados pelo Google Meet e dos registros escritos, enviados pelo Google Classroom. Após a descrição dos dados foram criadas quatro categorias de análise que subsidiaram na obtenção dos resultados da pesquisa. Os resultados indicaram mudanças no planejamento das aulas dos professores participantes, contribuindo com a seleção de um bom problema gerador e com a valorização do conhecimento prévio de seus alunos; a compreensão da Metodologia proposta, com os problemas deixando de ser usados apenas como aplicação de conteúdo; as reflexões sobre o Pensamento Algébrico, seus elementos e seu desenvolvimento pelos docentes e sobre as Ideias da Álgebra, cujo desenvolvimento inicia-se desde os Anos Iniciais.
Abstract: The present work aims to identify which contributions to teacher education are evidenced in a Problem-Solving course to teach Algebra, according to the BNCC skills (BRASIL, 2018). In this sense, it was offered an extension course focused on Algebraic Thinking's exploration through Problem Solving, with theoretical discussions and practical moments of problemsolving with suggestions and indications for using the Methodology of Teaching-LearningEvaluation of Mathematics through Problem Solving. The participants were six mathematics teachers from the final years of elementary and or high school, and the meetings took place remotely, with synchronous and asynchronous moments. The research is qualitative, and the methods used for data collection were: questionnaires, document analysis, and participant observation. The data collection was through the researcher's field diary, the problems solved in the practical activities, audio and video recording of the meetings, carried out by Google Meet, and the written records sent by Google Classroom. After describing the data, were created four categories of analysis to help obtain the research results. The results indicated changes in the lesson planning of the participating teachers, contributing to the selection of good generating problems and the appreciation of their students' previous knowledge. The comprehension of the proposed methodology was another contribution since the problems stopped being used only as content applications. Finally, the extension course contributed to reflections on Algebraic Thinking, its elements, its development by the teachers, and the ideas of Algebra, which begins in the Early Years.
Descrição: Acompanha: A exploração do pensamento algébrico através da resolução de problemas: um curso de extensão
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27097
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf864,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons