Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27054
Título: Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota
Título(s) alternativo(s): Proofs in geometry in high school: a proposal for activities to work remotely
Autor(es): Camara, Luciano Tavares
Orientador(es): Santos, Anderson Paiao dos
Palavras-chave: Geometria
Matemática - Estudo e ensino
Matemática aplicada
Geometry
Mathematics - Study and teaching
Applied mathematics
Data do documento: 4-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: CAMARA, Luciano Tavares. Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.
Resumo: As demonstrações em matemática desenvolvem no educando a capacidade de argumentar, questionar, levantar hipóteses e resolver problemas. Os benefícios alcançados ao se trabalhar com demonstrações vão muito além da aquisição de conhecimentos matemáticos. Essas habilidades, uma vez adquiridas, são levadas por toda a vida, propiciando a formação de um cidadão crítico que saiba se posicionar perante a sociedade. Diante disso, este trabalho tem como objetivo propor atividades que exercitem o senso dedutivo do aluno e desperte nele a curiosidade pelo saber matemático culminando em demonstrações de alguns teoremas importantes da geometria. Tais atividades foram pensadas para que o professor possa desenvolvê-las de forma remota com alunos do ensino médio.
Abstract: Mathematical proofs develop in students the ability to argue, question, raise hypotheses and solve problems. The benefits achieved when working with proofs go far beyond the acquisition of mathematical knowledge. These skills, once acquired, are carried throughout life, providing the formation of critical citizens who knows how to position themselves before society. Therefore, this work aims to propose activities that exercise the students deductive sense and arouse in them the curiosity for mathematical knowledge culminating in proofs of some important theorems of geometry. Such activities were designed the teacher can develop them remotely with high school students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27054
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geometriaremota.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons