Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrimon, Sandro Marcio-
dc.date.accessioned2017-12-08T12:26:53Z-
dc.date.available2017-12-08T12:26:53Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationPRIMON, Sandro Marcio. Educação financeira nas escolas: uma proposta de ensino. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2703-
dc.description.abstractThis work presents a proposal for a didactic sequence for the teaching of Financial Education, with contents of Elementary and Secondary Education. The approach is aligned with the National Financial Education Strategy, the educational and social technologies developed by the Brazilian Financial Education Association and the recent discussions and definitions of the National Curricular Common Base, which definitively recognizes Financial Education as a relevant subject and that must be taught in Brazilian schools. Part of this didactic sequence was applied in a mini-course taught by the author to students of the 3rd year of High School, an experiment whose results are also reported.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMatemática financeira - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectBusiness mathematics -Study and teachingpt_BR
dc.subjectFinance, Personalpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleEducação financeira nas escolas: uma proposta de ensinopt_BR
dc.title.alternativeFinancial education in schools: a teaching proposalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino de Educação Financeira, com conteúdos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A abordagem está alinhada à Estratégia Nacional de Educação Financeira, às tecnologias educacionais e sociais desenvolvidas pela Associação de Educação Financeira do Brasil e às recentes discussões e definições da Base Nacional Comum Curricular, que reconhece definitivamente a Educação Financeira como tema relevante e que deve ser ensinado nas escolas brasileiras. Parte desta sequência didática foi aplicada em um minicurso ministrado pelo autor para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, experiência cujos resultados também são relatados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7022110065351243pt_BR
dc.contributor.advisor1Ortega Junior, Rubens Robles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809661260335101pt_BR
dc.contributor.referee1Ortega Junior, Rubens Robles-
dc.contributor.referee2Rossetto, José João-
dc.contributor.referee3Galvão, Lauro Cesar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Primon,Sandro Marcio_2017..pdf4,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.