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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27039
Título: | Avaliação da capacidade de infiltração de pavimentos de concreto intertravados |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the infiltration capacity of interlocked concrete floors |
Autor(es): | Zunta, Gustavo Soares |
Orientador(es): | Pansera, Wagner Alessandro |
Palavras-chave: | Drenagem Planejamento urbano Pavimentos Infiltração Drainage City planning Pavements Seepage |
Data do documento: | 3-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | Zunta, Gustavo Soares. Avaliação da capacidade de infiltração de pavimentos de concreto intertravados. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021. |
Resumo: | O processo de urbanização é contínuo, principalmente em municípios em desenvolvimento, devendo ser concebido de modo a considerar fatores como, mobilidade e permeabilidade das vias. O município de Toledo-PR visando manter um controle sobre o desenvolvimento de uma urbanização harmônica introduziu em seu código de obras um pavimento permeável padrão para passeios em vias estruturais, sendo o pavimento padrão adotado o pavimento intertravado de concreto. O objetivo deste trabalho é avaliar as condições de permeabilidade desses pavimentos com base na NBR 16416:2015 e com a metodologia de infiltrômetro de anel único com método de Horton. Com os resultados com base na NBR 16416:2015 determinou-se que os pavimentos necessitam de manutenções para atingir a capacidade de infiltração requerida pela norma, já com a modelagem do método de Horton nos ensaios do infiltrômetro de anel único foi possível determinar as capacidades de infiltração inicial e final para cada ponto amostral. Os pavimentos executados apresentam um médio grau de permeabilidade e alguns pontos com um rápida perda na capacidade de amortecimento das precipitações. |
Abstract: | The urbanization process is continuous, especially municipalities in development and should be designed in order to consider factors such as road mobility and permeability. The city of Toledo-PR aiming to maintain control over the development of a harmonic urbanization introduced in its building code a standard permeable pavement for sidewalks on structural roads, and the standard pavement adopted the interlocked concrete pavement. The objective of this work is to evaluate the permeability conditions of these floors based on NBR 16416:2015 and with the methodology of single ring infiltrummeter with Horton method. With the results based on NBR 16416:2015 it was determined that the floors require maintenance to achieve the infiltration capacity required by the NBR, the modeling of the Horton method in the single ring tests infiltrimeter it was possible to determine the initial and final infiltration capacities for each sampling point. The sidewalk floors present a medium degree of permeability and some points with a fast loss in the damping capacity of precipitation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27039 |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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