Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2703
Título: | Educação financeira nas escolas: uma proposta de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Financial education in schools: a teaching proposal |
Autor(es): | Primon, Sandro Marcio |
Orientador(es): | Ortega Junior, Rubens Robles |
Palavras-chave: | Educação financeira Matemática financeira - Estudo e ensino (Ensino médio) Finanças pessoais Aprendizagem Prática de ensino Tecnologia educacional Tecnologia - Aspectos sociais Matemática - Estudo e ensino Matemática Financial literacy Business mathematics -Study and teaching Finance, Personal Learning Student teaching Educational technology Technology - Social aspects Mathematics - Study and teaching Mathematics |
Data do documento: | 3-Ago-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PRIMON, Sandro Marcio. Educação financeira nas escolas: uma proposta de ensino. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino de Educação Financeira, com conteúdos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A abordagem está alinhada à Estratégia Nacional de Educação Financeira, às tecnologias educacionais e sociais desenvolvidas pela Associação de Educação Financeira do Brasil e às recentes discussões e definições da Base Nacional Comum Curricular, que reconhece definitivamente a Educação Financeira como tema relevante e que deve ser ensinado nas escolas brasileiras. Parte desta sequência didática foi aplicada em um minicurso ministrado pelo autor para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, experiência cujos resultados também são relatados. |
Abstract: | This work presents a proposal for a didactic sequence for the teaching of Financial Education, with contents of Elementary and Secondary Education. The approach is aligned with the National Financial Education Strategy, the educational and social technologies developed by the Brazilian Financial Education Association and the recent discussions and definitions of the National Curricular Common Base, which definitively recognizes Financial Education as a relevant subject and that must be taught in Brazilian schools. Part of this didactic sequence was applied in a mini-course taught by the author to students of the 3rd year of High School, an experiment whose results are also reported. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2703 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Primon,Sandro Marcio_2017..pdf | 4,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.