Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sentone, Francielle Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-08T11:59:57Z | - |
dc.date.available | 2017-12-08T11:59:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-10 | - |
dc.identifier.citation | SENTONE, Francielle Gonçalves. Paradoxos geométricos em sala de aula. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em rede nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701 | - |
dc.description.abstract | We present in this work some logical-mathematical paradoxes, as Galileo's paradox, and also some geometric paradoxes, such as Curry's paradox, Hooper's paradox and the Banach-Tarski paradox. We employ the Curry and Hooper paradoxes to motivate the study of concepts of Geometry and Number Theory, such as area, triangle similarity, Pythagorean Theorem, trigonometric ratios in the right triangle, angular coefficient of the line, and Fibonacci sequence, and we organize recreation activities for the classroom in Elementary and High School. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Paradoxos - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos números | pt_BR |
dc.subject | Lógica simbólica e matemática | pt_BR |
dc.subject | Fibonacci, Números de | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Matemática recreativa | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometry - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Paradoxes - Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Number theory | pt_BR |
dc.subject | Logic, Symbolic and mathematical | pt_BR |
dc.subject | Fibonacci numbers | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Creative activities and seat work | pt_BR |
dc.subject | Mathematical recreations | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | Paradoxos geométricos em sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | Geometric paradoxes in classroon | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos neste trabalho alguns paradoxos lógico-matemáticos, como o paradoxo de Galileu, e também alguns paradoxos geométricos, como os paradoxos de Curry, de Hooper e de Banach-Tarski. Empregamos os paradoxos de Curry e de Hooper para motivar o estudo de conceitos de Geometria e de Teoria dos Números, tais como área, semelhança de triângulos, o Teorema de Pitágoras, razões trigonométricas no triângulo retângulo, o coeficiente angular da reta e a sequência de Fibonacci, e organizamos atividades lúdicas para a sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842841367264666 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nós, Rudimar Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4377393528295346 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nós, Rudimar Luiz | - |
dc.contributor.referee2 | Petry, Vitor José | - |
dc.contributor.referee3 | Sano, Mari | - |
dc.contributor.referee4 | Tocha, Neusa Nogas | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Sentone.Francielle Gonçalves_2017.pdf | 9,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.