Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSentone, Francielle Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-12-08T11:59:57Z-
dc.date.available2017-12-08T11:59:57Z-
dc.date.issued2017-02-10-
dc.identifier.citationSENTONE, Francielle Gonçalves. Paradoxos geométricos em sala de aula. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em rede nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701-
dc.description.abstractWe present in this work some logical-mathematical paradoxes, as Galileo's paradox, and also some geometric paradoxes, such as Curry's paradox, Hooper's paradox and the Banach-Tarski paradox. We employ the Curry and Hooper paradoxes to motivate the study of concepts of Geometry and Number Theory, such as area, triangle similarity, Pythagorean Theorem, trigonometric ratios in the right triangle, angular coefficient of the line, and Fibonacci sequence, and we organize recreation activities for the classroom in Elementary and High School.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectParadoxos - Matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria dos númerospt_BR
dc.subjectLógica simbólica e matemáticapt_BR
dc.subjectFibonacci, Números dept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectMatemática recreativapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectParadoxes - Mathematicspt_BR
dc.subjectNumber theorypt_BR
dc.subjectLogic, Symbolic and mathematicalpt_BR
dc.subjectFibonacci numberspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.subjectMathematical recreationspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleParadoxos geométricos em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeGeometric paradoxes in classroonpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho alguns paradoxos lógico-matemáticos, como o paradoxo de Galileu, e também alguns paradoxos geométricos, como os paradoxos de Curry, de Hooper e de Banach-Tarski. Empregamos os paradoxos de Curry e de Hooper para motivar o estudo de conceitos de Geometria e de Teoria dos Números, tais como área, semelhança de triângulos, o Teorema de Pitágoras, razões trigonométricas no triângulo retângulo, o coeficiente angular da reta e a sequência de Fibonacci, e organizamos atividades lúdicas para a sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842841367264666pt_BR
dc.contributor.advisor1Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377393528295346pt_BR
dc.contributor.referee1Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.referee2Petry, Vitor José-
dc.contributor.referee3Sano, Mari-
dc.contributor.referee4Tocha, Neusa Nogas-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Sentone.Francielle Gonçalves_2017.pdf9,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.