Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701
Título: | Paradoxos geométricos em sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Geometric paradoxes in classroon |
Autor(es): | Sentone, Francielle Gonçalves |
Orientador(es): | Nós, Rudimar Luiz |
Palavras-chave: | Geometria - Estudo e ensino Paradoxos - Matemática Teoria dos números Lógica simbólica e matemática Fibonacci, Números de Aprendizagem Atividades criativas na sala de aula Matemática recreativa Matemática Geometry - Study and teaching Paradoxes - Mathematics Number theory Logic, Symbolic and mathematical Fibonacci numbers Learning Creative activities and seat work Mathematical recreations Mathematics |
Data do documento: | 10-Fev-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SENTONE, Francielle Gonçalves. Paradoxos geométricos em sala de aula. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em rede nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho alguns paradoxos lógico-matemáticos, como o paradoxo de Galileu, e também alguns paradoxos geométricos, como os paradoxos de Curry, de Hooper e de Banach-Tarski. Empregamos os paradoxos de Curry e de Hooper para motivar o estudo de conceitos de Geometria e de Teoria dos Números, tais como área, semelhança de triângulos, o Teorema de Pitágoras, razões trigonométricas no triângulo retângulo, o coeficiente angular da reta e a sequência de Fibonacci, e organizamos atividades lúdicas para a sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. |
Abstract: | We present in this work some logical-mathematical paradoxes, as Galileo's paradox, and also some geometric paradoxes, such as Curry's paradox, Hooper's paradox and the Banach-Tarski paradox. We employ the Curry and Hooper paradoxes to motivate the study of concepts of Geometry and Number Theory, such as area, triangle similarity, Pythagorean Theorem, trigonometric ratios in the right triangle, angular coefficient of the line, and Fibonacci sequence, and we organize recreation activities for the classroom in Elementary and High School. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Sentone.Francielle Gonçalves_2017.pdf | 9,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.