Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701
Título: Paradoxos geométricos em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Geometric paradoxes in classroon
Autor(es): Sentone, Francielle Gonçalves
Orientador(es): Nós, Rudimar Luiz
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino
Paradoxos - Matemática
Teoria dos números
Lógica simbólica e matemática
Fibonacci, Números de
Aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Matemática recreativa
Matemática
Geometry - Study and teaching
Paradoxes - Mathematics
Number theory
Logic, Symbolic and mathematical
Fibonacci numbers
Learning
Creative activities and seat work
Mathematical recreations
Mathematics
Data do documento: 10-Fev-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SENTONE, Francielle Gonçalves. Paradoxos geométricos em sala de aula. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em rede nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Apresentamos neste trabalho alguns paradoxos lógico-matemáticos, como o paradoxo de Galileu, e também alguns paradoxos geométricos, como os paradoxos de Curry, de Hooper e de Banach-Tarski. Empregamos os paradoxos de Curry e de Hooper para motivar o estudo de conceitos de Geometria e de Teoria dos Números, tais como área, semelhança de triângulos, o Teorema de Pitágoras, razões trigonométricas no triângulo retângulo, o coeficiente angular da reta e a sequência de Fibonacci, e organizamos atividades lúdicas para a sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Abstract: We present in this work some logical-mathematical paradoxes, as Galileo's paradox, and also some geometric paradoxes, such as Curry's paradox, Hooper's paradox and the Banach-Tarski paradox. We employ the Curry and Hooper paradoxes to motivate the study of concepts of Geometry and Number Theory, such as area, triangle similarity, Pythagorean Theorem, trigonometric ratios in the right triangle, angular coefficient of the line, and Fibonacci sequence, and we organize recreation activities for the classroom in Elementary and High School.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Sentone.Francielle Gonçalves_2017.pdf9,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.