Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDalpiaz, Marcos Roberto-
dc.date.accessioned2017-12-08T02:12:45Z-
dc.date.available2017-12-08T02:12:45Z-
dc.date.issued2016-10-21-
dc.identifier.citationDALPIAZ, Marcos Roberto. Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2698-
dc.description.abstractThis dissertation presents a brief historical overview of the origins of Fractals, as well as of the creator of the Fractal term, Benoit Mandelbrot. Some classical Fractals are presented and its main mathematical properties are highlighted. It suggests a free software, with on-line access, to the creation of these figures. Later, the didactic proposal is applied based on a paradidactic material, which proposes investigation of Fractals in the last years of primary school or in the secondary school and the results of this application are reported.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFractaispt_BR
dc.subjectFractais - Processamento de dadospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFractalspt_BR
dc.subjectFractals - Data processingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleUm estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aulapt_BR
dc.title.alternativeA study of fractals: origin and didactical proposal for classroom applicationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz uma breve apresentação histórica do surgimento dos Fractais, bem como do criador do termo Fractal, Benoit Mandelbrot. Aqui são apresentados alguns Fractais clássicos e destacam-se suas principais propriedades Matemáticas. Sugere-se um software livre, e de acesso online, para a criação dessas figuras. Posteriormente, aplica-se uma proposta didática baseada em um material paradidático que propõe a investigação de Fractais nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio, relatando-se os resultados dessa aplicação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9269922835220849pt_BR
dc.contributor.advisor1Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544873170099727pt_BR
dc.contributor.referee1Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.referee2Santana, Luiz Antonio Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Araújo, Angelita Minetto-
dc.contributor.referee4Lisboa, Andre Fabiano Steklain-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Dalpiaz, Marcos Roberto_2016.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.