Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26911
Título: | O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual |
Título(s) alternativo(s): | Teaching optics for people with visual impairment |
Autor(es): | Esser, Telma Cordeiro Lopes |
Orientador(es): | Schwerz, Roseli Constantino |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Inclusão escolar Pessoas com deficiência visual Óptica Inclusive education Mainstreaming in education People with visual disabilities Optics |
Data do documento: | 22-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | ESSER, Telma Cordeiro Lopes. O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. |
Resumo: | A legislação brasileira busca garantir a inclusão escolar de crianças com necessidades especiais. No entanto, uma inclusão efetiva necessita que haja modificações dentro do ensino tradicional de forma a permitir o desenvolvimento da autonomia dos alunos nas atividades em sala de aula, a socialização e condições de aprendizagem. Diante disto, esta dissertação tem como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar um material destinado ao ensino de óptica a pessoas com deficiência visual. Para tanto, foram construídas maquetes multissensoriais para facilitar o ensino da propagação da luz, incluindo os processos de reflexão, refração e, por fim, a dispersão da luz branca. A aplicação em contexto escolar foi desenvolvida com um aluno deficiente visual em horário extraclasse. Concluímos que os materiais desenvolvidos foram muito bem recebidos pelo aluno que apresentou facilidade em explorá-los de modo autônomo e que foram de grande importância para a compreensão dos conceitos trabalhados. Sendo um material de baixo custo, de simples confecção e que pode ser utilizado por alunos com ou sem deficiência visual, esperamos que este trabalho possa ser empregado no ensino da óptica como recurso que permite a inclusão do deficiente visual na escola. |
Abstract: | Brazilian legislation seeks to guarantee the school inclusion of children with special needs. However, effective inclusion requires modifications within traditional education in order to allow the development of students' autonomy in classroom activities, as well as their socialization and enabling learning conditions. Given this, this dissertation aims to develop, apply and evaluate a material for teaching optics to people with visual impairments. Therefore, multisensory models were built to facilitate the teaching of light propagation, including the processes of reflection, refraction and, finally, the dispersion of white light. The application in a school context was developed with a visually impaired student during extraclass hours. We concluded that the developed materials were very well received by the student, who was able to explore them autonomously and that they were of great importance for understanding the concepts worked on. As a lowcost material, simple to manufacture and that can be used by students with or without visual impairment, we hope that this work can be used in the teaching of optics as well as a resource that allows the inclusion of the visually impaired in school. |
Descrição: | Acompanha: Sequência didática para o ensino de óptica para pessoas com deficiência visual |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26911 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinoopticadeficienciavisual.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ensinoopticadeficienciavisual_produto.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons