Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2689
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Joslaine de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T20:54:12Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T20:54:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-26 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Joslaine de. Sequência didática para o ensino da termodinâmica. 2016. 43 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2689 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this study was to develop and to implement a didactic sequence for thermodynamics teaching with the use of ICT. The development of this material was mainly based on the guidance of Marco Antônio Moreira (2012) concerning Potentially Significant Teaching Units. It was implemented in a 2nd grade class at a public High School, in the city of Campo Mourão PR. Videos and simulators were used in order to propose a contextualization to lead students to discuss the issues, besides raising other issues in order to identify the students' background knowledge regarding the target content. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Physics | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Thermodynamics | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para o ensino da termodinâmica | pt_BR |
dc.title.alternative | Didatic sequence for thermodynamics teaching | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho foi desenvolver e aplicar uma sequência didática para o ensino da termodinâmica com a utilização de TIC. O desenvolvimento deste material foi baseado principalmente na orientação de Marco Antônio Moreira (2012) sobre Unidades de Ensino Potencialmente Significativa e aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino médio, em um Colégio da rede pública de ensino de Campo Mourão, no Paraná. Foram utilizados vídeos e simuladores como forma de propor uma situação/problema para levar os alunos a discutirem sobre os temas, além de questões levantadas de modo a identificar o conhecimento prévio dos alunos referente ao conteúdo abordado. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6635164560171647 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schwerz, Roseli Constantino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.referee2 | Laczkowki, Ivan Marcelo | - |
dc.contributor.referee3 | Sakai, Otavio Akira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Física/Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sequenciadidaticaensinotermodinamica.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
sequenciadidaticaensinotermodinamica_produto.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.