Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Joslaine de-
dc.date.accessioned2017-12-06T20:54:12Z-
dc.date.available2017-12-06T20:54:12Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.citationLIMA, Joslaine de. Sequência didática para o ensino da termodinâmica. 2016. 43 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2689-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to develop and to implement a didactic sequence for thermodynamics teaching with the use of ICT. The development of this material was mainly based on the guidance of Marco Antônio Moreira (2012) concerning Potentially Significant Teaching Units. It was implemented in a 2nd grade class at a public High School, in the city of Campo Mourão PR. Videos and simulators were used in order to propose a contextualization to lead students to discuss the issues, besides raising other issues in order to identify the students' background knowledge regarding the target content.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectThermodynamicspt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino da termodinâmicapt_BR
dc.title.alternativeDidatic sequence for thermodynamics teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho foi desenvolver e aplicar uma sequência didática para o ensino da termodinâmica com a utilização de TIC. O desenvolvimento deste material foi baseado principalmente na orientação de Marco Antônio Moreira (2012) sobre Unidades de Ensino Potencialmente Significativa e aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino médio, em um Colégio da rede pública de ensino de Campo Mourão, no Paraná. Foram utilizados vídeos e simuladores como forma de propor uma situação/problema para levar os alunos a discutirem sobre os temas, além de questões levantadas de modo a identificar o conhecimento prévio dos alunos referente ao conteúdo abordado.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6635164560171647pt_BR
dc.contributor.advisor1Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2Laczkowki, Ivan Marcelo-
dc.contributor.referee3Sakai, Otavio Akira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaensinotermodinamica.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaensinotermodinamica_produto.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.