Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26883
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Amanda Louise | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-02T18:05:13Z | - |
dc.date.available | 2022-01-02T18:05:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Amanda Louise. Atividades experimentais no ensino de Física: aplicações com estudantes de inclusão na educação de jovens e adultos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26883 | - |
dc.description.abstract | The use of experiments in the classroom is not new for today, being used by a number of disciplines, in particular, those of Natural Sciences such as Physics, Biology and Chemistry. The use of this resource in the discipline of Physics contributes to increase the interest in the subjects, constituting a good helper to the teaching process. In this sense, this work had as main objective to work with experimental activities with inclusion students in the context of Youth and Adult Education. Its application was developed with different laboratory methodologies, with different contents within the field of Physics. For the execution of the project, the experiments used were divided into three themes, the first using the uniformly varied rectilinear movement part (MRUV), the second with the thermology content and the last with electrostatics. As a result, it was identified that, of the three modalities used, one had greater prominence, the one that, supposedly, has the most difficult content to teach. Upon verifying that inclusion students were able to understand, through experiments, how electrons behave, it was realized that the use of this resource was necessary for learning. Considering that this is a subject that needs a great deal of abstraction, the understanding that was made possible by the use of experiments stands out. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Jovens - Educação | pt_BR |
dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Physics - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Elementary education of adults | pt_BR |
dc.subject | Young adults - Education | pt_BR |
dc.title | Atividades experimentais no ensino de Física: aplicações com estudantes de inclusão na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title.alternative | Experimental activities in Physics teaching: applications with inclusion students in youth and adult education | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso de experimentos em sala de aula não é uma novidade para os dias de hoje, sendo utilizado por uma série de disciplinas, em especial, as de Ciências da Natureza como, Física, Biologia e Química. A utilização deste recurso na disciplina de Física contribui para ampliar o interesse pelos assuntos, constituindo-se em um bom auxiliador ao processo de ensino. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo principal trabalhar com atividades experimentais com alunos de inclusão no contexto da Educação de Jovens e Adultos. A sua aplicação foi desenvolvida com metodologias laboratoriais distintas, com diferentes conteúdos dentro do campo da Física. Para a execução do projeto, os experimentos utilizados foram divididos em três temas, o primeiro utilizando a parte de movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), o segundo com o conteúdo de termologia e a última com eletrostática. Como resultado, identificou-se que, das três modalidades utilizadas, uma teve maior destaque, a que, supostamente, possui os conteúdos de maior dificuldade para ministrar. Ao se verificar que os alunos de inclusão conseguiram compreender, por meio dos experimentos, como os elétrons se comportam, percebeu-se que a utilização deste recurso se fez necessário para a aprendizagem. Considerando-se que se trata de um assunto que necessita de uma grande abstração, destaca-se a compreensão que foi possibilitada pelo uso dos experimentos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Alisson Antonio | - |
dc.contributor.referee1 | Martins, Alisson Antonio | - |
dc.contributor.referee2 | Sutil, Noemi | - |
dc.contributor.referee3 | Roehrig, Silmara Alessi Guebur | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2020_2_01.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.