Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26882
Título: | Wilhem Röntgen e a descoberta dos raios X: aspectos da história da ciência nos livros didáticos em ensino de Física |
Título(s) alternativo(s): | Wilhem Röntgen and the discovery of X-rays: aspects of the history of science in school books in Physics teaching |
Autor(es): | Vicente, Gabriela Cristine Martins |
Orientador(es): | Barros, Adilson Camilo de |
Palavras-chave: | Raios X Ciência - História Ciência - Filosofia Livros didáticos - Avaliação Röntgen, Wilhelm Conrad, 1845-1923 X-rays Science - History Science - Philosophy Textbooks - Evaluation |
Data do documento: | 18-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | VICENTE, Gabriela Cristine Martins. Wilhem Röntgen e a descoberta dos raios x: aspectos da história da ciência nos livros didáticos em ensino de Física. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | A história e filosofia da ciência (HFC) pode ajudar no ensino de diversos temas da física, ao contribuir para a compreensão da Natureza da Ciência (NdC) e como auxiliar o professor no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Porém a utilização da HFC nas aulas enfrenta diversos problemas como a falta de preparo dos professores e a falta de materiais de qualidade, o que contribui para a propagação de visões deformadas das ciências. O presente trabalho traz uma análise do conteúdo histórico presente nos livros didáticos acerca do descobrimento do Raios-X, tendo como objetivo analisar as visões deformadas ou não deformadas acerca do desenvolvimento do conhecimento científico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfico/documental, com a abordagem da análise textual discursiva (ATD), mostrou que, embora as discussões das últimas décadas apresentem a inserção da HFC com uma potencial solução para problemas encontrados no ensino, ainda existem obstáculos a serem superados. Como por exemplo, a falta de material didático de qualidade, ou seja, que não apresente as visões deformadas das ciência. Os resultados da análise mostram que embora a maioria dos livros apresentem a HFC, ainda há uma forte presença das visões deformadas sobre a ciência. |
Abstract: | The Science History and Philosophy (SHP) can help teach several Physics topics, contributing to the comprehension of the Science Nature and assisting the Teacher with the development of students learning. But using HPC in classrooms is going through quite problems like the Teacher’s unpreparedness and the absence of quality material, which contributes to spreading distorted views of science. This work brings an analysis of the historical content in textbooks on the X-ray discovery, analyzing the distorted or non-distorted viewing about the scientific development knowledge. The methodology applied was a bibliographic/documented research, with the concept of textual discursive analysis, revealing that although the discussions in the last decades showed the insertion of SHP as a potential solution to the problems found in teaching, there are still impediments to overcome. For example, the absence of quality didactic material, in other words, the material showing no distorted views of science. The analysis results revealed that although most of the books present the SHP, there is still a significant presence of distorted views of science. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26882 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2020_2_02.pdf | 863,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.