Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2687
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pilatti, Silvio Marcos | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T20:27:58Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T20:27:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-25 | - |
dc.identifier.citation | PILATTI, Silvio Marcos. Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletrostática. 2016. 191 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2687 | - |
dc.description | Acompanha: Um kit didático para o ensino de eletrostática | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work, we describe the application of a Teaching Sequence of the concepts of Electric Charge, Electrical Power and Electric Field in a Public Teaching School, in Pato Branco, Paraná. This Teaching Sequence was elaborated based in the assumptions of the Significant Learning Theory from David Ausubel and applied in two classes of 3rd grade in the first two months of 2016. The instruments used to the data collection were: the activities realized by the students, the questionnaires of previous knowledge identification and knowledge evaluation and the instructional resources evaluation questionnaire. The results were analyzed in a qualitative way. These analysis showed that the students appropriated, gradually, the concepts worked in the Teaching Sequence and they were able to apply them in the right way to solve the proposed problem situations. The obtained results in the instructional resources evaluation questionnaire indicate that the practice of the Experiment, the Comic books and the Didactic games contributed to awaken the interest of the students to the contents of the Teaching Sequence. In this way, the results indicated that a Teaching Sequence elaborated based in the assumptions of the Significant Learning Theory to introduce the concepts of Electric Charge, Electrical Power and Electric Field had a positive result. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Eletrostática | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Physics | pt_BR |
dc.subject | Electrostatics | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletrostática | pt_BR |
dc.title.alternative | A teaching sequence to the electrostatics teaching | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho descrevemos a aplicação de uma Sequência Didática para o ensino dos conceitos de Carga Elétrica, Força Elétrica e Campo Elétrico em uma Escola da Rede Pública de Ensino, da cidade de Pato Branco, Paraná. Esta Sequência Didática foi elaborada com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e aplicada em duas turmas da terceira série no primeiro bimestre de 2016. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: as atividades realizadas pelos estudantes, os questionários de identificação de conhecimentos prévios e de avaliação da aprendizagem e o questionário de avaliação dos recursos instrucionais. Os resultados foram analisados qualitativamente. Tais análises mostraram que os alunos se apropriaram, gradualmente, dos conceitos trabalhados na Sequência Didática e foram capazes de aplicá-los de forma adequada para solucionarem as situações-problema propostas. Os resultados obtidos no questionário de avaliação dos recursos instrucionais indicaram que o uso do Experimento, das Histórias em Quadrinhos e dos Jogos Didáticos contribuiu para despertar o interesse dos alunos para o conteúdo abordado na Sequência Didática, tornando-os mais participativos e receptivos. Dessa forma, os resultados indicaram que a Sequência Didática elaborada com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa para introduzir os conceitos de Carga Elétrica, Força Elétrica e Campo Elétrico teve um resultado positivo. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1302500043145932 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fontes, Adriana da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ramos, Fernanda Peres | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0000605216639909 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontes, Adriana da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.referee3 | Neves, Marcos Cesar Danhoni | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.capes | Física/Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sequenciadidaticaensinoeletrostatica.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
sequenciadidaticaensinoeletrostatica_produto.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.