Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26876
Título: | Resolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Física: objetivos de aprendizagem e processos cognitivos |
Título(s) alternativo(s): | Problem solving and meaningful learning in Physics teaching: learning objectives and cognitive processes |
Autor(es): | Dalmollin, Luciano Matheus |
Orientador(es): | Sutil, Noemi |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino Aprendizagem baseada em problemas Solução de problemas Livros didáticos Physics - Study and teaching Problem-based learning Problem solving Textbooks |
Data do documento: | 17-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | DALMOLLIN, Luciano Matheus. Resolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Física: objetivos de aprendizagem e processos cognitivos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho envolve Ensino de Física na articulação entre resolução de problemas e aprendizagem significativa, em concepção de materiais para avaliação como potencialmente significativos. Dessa forma, neste trabalho, analisam-se processos de resolução de problemas, abrangendo conteúdos de Termodinâmica, considerando pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Taxonomia revisada de Bloom. Os materiais apreciados foram constituídos no âmbito do Programa de Residência Pedagógica de Física, envolvendo ações com estudantes de Curso de Magistério, nível médio, de colégio público paranaense, em 2019. Nesses materiais, foram evidenciados processos cognitivos, associando objetivos de aprendizagem, conforme a referida taxonomia. A proposição de objetivos de aprendizagem em termos de processos cognitivos propiciou a identificação de lacunas referentes à apropriação de conceitos científicos. |
Abstract: | The present work involves Physics teaching in articulations between problem-solving and meaningful learning, in the conception of materials for evaluation as potentially significant. Thus, in this work, problem-solving processes in Physics, particularly Thermodynamics, are analyzed, considering assumptions of the Theory of Meaningful Learning and Bloom’s revised Taxonomy. The materials considered were constituted within the scope of the Pedagogical Residency Program in Physics, involving actions with students of a Teaching Course, high school, from a Paraná State’s public school, in 2019. In these materials, cognitive processes were evidenced, associating learning objectives, according to the referred taxonomy. The proposition of learning objectives in terms of cognitive processes led to the identification of gaps regarding the appropriation of scientific concepts. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26876 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2020_2_05.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.