Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26873
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Haag, Hérson Felipe | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-29T22:36:30Z | - |
dc.date.available | 2021-12-29T22:36:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.citation | HAAG, Hérson Felipe. Projeto 20 de novembro: contribuindo no despertar de consciências. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26873 | - |
dc.description | Acompanha: Projeto 20 de novembro: contribuindo no despertar de consciências | pt_BR |
dc.description.abstract | Law number 10.639/03, present in the guidelines and bases of Brazilian education, leads a positive approach when working with Afro-Brazilian culture within school curriculum. Even so, in many realities there is still the problem of how to carry out such activity. From this premise, this work aims to offer an educational product, named Project November 20th, in which the station rotation methodology is used as a basis from the perspective of critical racial literacy in the search for the construction of a collective intelligence, aiming contribute to a content approach that values the culture proposed by law, using selected literary works and digital platforms. Basing the project, besides the Law 10.639/03, were used the authors Ferreira (2015) and Souza (2011) with critical racial literacy, an essential point of the project; Horn and Staker (2015), with the model of active methodology station rotation, which was structured taking as inspiration the expanded didactic sequence of Cosson (2018). As a result, it could be seen that activities that gradually involve students in the reading process stimulate the development and perception of the works content, as well as the critical nature present in them. In addition, there is a stimulus in the formation of students as analytical individuals who are able to present and re-signify the purpose of their readings in the construction of a collective intelligence, as proposed by Pierre Lévy (2015), author used to understand the information collected in the project's applications. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Conscientização racial | pt_BR |
dc.subject | Inteligência coletiva | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Active learning | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Race awareness | pt_BR |
dc.subject | Swarm intelligence | pt_BR |
dc.title | Projeto 20 de novembro: contribuindo no despertar de consciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Project november 20th: contributing to the awakening of consciences | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A Lei nº 10.639/03, presente nas diretrizes e bases da educação brasileira, orienta uma abordagem positiva ao se trabalhar com a cultura afro e afro-brasileira dentro dos currículos escolares. Mesmo assim, em muitas realidades ainda há o problema de como realizar tal atividade. A partir dessa premissa, este trabalho tem como objetivo oferecer um produto educacional, nominado como Projeto 20 de novembro, no qual é utilizada como base a metodologia ativa Rotação por Estações sob a perspectiva do letramento racial crítico na busca da construção de uma inteligência coletiva, visando contribuir para a abordagem de conteúdo que valorize a cultura proposta em lei, utilizando para isso obras literárias selecionadas e plataformas digitais. Embasando o projeto foram utilizados, além da Lei nº 10.639/03, os autores Ferreira (2015) e Souza (2011) com o letramento racial crítico, ponto essencial do projeto; Horn e Staker (2015), com o modelo de metodologia ativa rotação por estações, a qual foi estruturada tomando como inspiração a sequência didática expandida de Cosson (2018). Como resultado, pôde-se perceber que atividades que envolvam os alunos gradativamente no processo de leitura estimulam o desenvolvimento e a percepção do conteúdo das obras, bem como o caráter de criticidade presente nelas. Além disso, há o estímulo na formação dos discentes como indivíduos analíticos que conseguem presentificar e ressignificar o propósito de suas leituras na construção de uma inteligência coletiva, como propõe Pierre Lévy (2015), autor utilizado para compreender as informações levantadas nas aplicações do projeto. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-0172-3019 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4490100254846489 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Menon, Maurício Cesar | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-1174-4027 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0277021640443026 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Alessandra Dutra | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5119-3752 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Márcia Maria de | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-1116-986X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8935823927526032 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Menon, Maurício Cesar | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-1174-4027 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0277021640443026 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
projetonovembrodespertarconsciencias.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
projetonovembrodespertarconsciencias_produto.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons