Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lerias, Washington Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T20:13:07Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T20:13:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
dc.identifier.citation | LERIAS, Washington Roberto. A física da música e a pluralidade didática. 2016. 54 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2686 | - |
dc.description | Acompanha: Encarte do produto educacional: a física da música e a pluralidade didática | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims to present a proposal for didactic sequence to significantly explore waves, acoustics and related content to their understanding, using elements of music as a motivational agent to the physics learning, as well as a range of instructional resources with the aim of offering a didactic plurality it was adapted from the fundamentals of methodological plurality of Paul Feyerabend. These features are since chalk framework, to inventions, musical instruments, experiments, softwares, simulators, images, animations, video lessons, songs, poetry and some epistemological aspects of the physics of music. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Mecânica ondulatória | pt_BR |
dc.subject | Música - Acústica e física | pt_BR |
dc.subject | Physics | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Wave mechanics | pt_BR |
dc.subject | Music - Acoustics and physics | pt_BR |
dc.title | A física da música e a pluralidade didática | pt_BR |
dc.title.alternative | Physics of music and the didactic plurality | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação visa apresentar uma proposta de sequência didática para explorar significativamente conteúdos de ondulatória, acústica e conteúdos relacionados à sua compreensão, utilizando elementos da música como agente motivacional ao aprendizado de física, bem como uma gama de recursos didáticos com o objetivo de oferecer uma pluralidade didática adaptada a partir dos fundamentos da pluralidade metodológica de Paul Feyerabend. Estes recursos são desde quadro giz, a inventos, instrumentos musicais, experimentos, softwares, simuladores, imagens, animações, videoaulas, músicas, poesias e alguns aspectos epistemológicos da física da música. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2790210241316970 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lenzi, César Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6728166498098286 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lenzi, César Henrique | - |
dc.contributor.referee2 | Longen, Fabio Rogerio | - |
dc.contributor.referee3 | Studart Filho, Nelson | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.subject.capes | Física/Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fisicamusicapluralidadedidatica.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
fisicamusicapluralidadedidatica_produto.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.