Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Trentini, Caroline Portilho | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-24T20:10:24Z | - |
dc.date.available | 2021-12-24T20:10:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
dc.identifier.citation | TRENTINI, Caroline Portilho. O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26865 | - |
dc.description.abstract | This work had as its theme to carry out a bibliographic survey in relation to the inclusive education of students with special needs in the regular school system, as well as the challenges faced by students and teachers in science teaching. The process of including students with special needs is a challenging task, in the theoretical part and the legislation can seem to be an easy path, however the reality found in classrooms is different, and the care and attention that students need they do not fit in conventional methods, therefore new structures, processes and didactic practices must be developed and applied aiming at the adequate learning of all inclusion students. From the evaluation of the works published in the area of interest, the bibliographic survey demonstrated several educational resources that can be used, contributing to student learning from pedagogical practices and resources that increase the motivation and interest of students with disabilities and/or special needs, providing alternatives for teaching Science in the inclusion school environment, respecting the limits and uniqueness of each student. However, there is a need for continued training for teachers, as well as for the entire school team, in order to achieve learning objectives effectively. For the inclusion of students with disabilities and/or special needs to happen effectively, it is necessary to have teachers and school managers who are active and committed to learning that reflect and seek strategies that involve tools and methods that allow the teaching learning of these students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência – Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Mainstreaming in education | pt_BR |
dc.subject | Children with disabilities – Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching – Methodology | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas | pt_BR |
dc.title.alternative | The science teaching in inclusive education: performance of teachers and developed methodologies | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática realizar um levantamento bibliográfico em relação a educação inclusiva de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino, assim como os desafios enfrentados pelos alunos e professores no ensino de Ciências. O processo de inclusão de alunos com necessidades especiais é uma tarefa desafiadora, mesmo que na parte teórica e legislativa pareça ser um caminho fácil, no entanto a realidade encontrada nas salas de aulas é outra, sendo que o cuidado e a atenção que os alunos necessitam não se encaixam nos métodos convencionais, portanto novas estruturas processos e práticas didáticas devem ser desenvolvidas e aplicadas visando o adequado aprendizado de todos os alunos de inclusão. A partir da avaliação dos trabalhos publicados na área de interesse, o levantamento bibliográfico demonstrou diversos recursos educacionais que podem ser utilizados, contribuindo para aprendizagem do aluno a partir das práticas pedagógicas e recursos que aumentam a motivação e interesse do aluno com deficiência e/ou necessidades especiais, fornecendo alternativas para o ensino de Ciências no ambiente escolar de inclusão, respeitando os limites e singularidade de cada educando. No entanto é observada uma necessidade de formação continuada dos professores, assim como de todo equipe escolar, para que se alcance de forma eficaz os objetivos de aprendizagem. Para que efetivamente a inclusão de educandos com deficiência e/ou necessidades especiais aconteça, é preciso ter professores e gestores escolares atuantes e comprometidos com o aprendizado, que reflitam e procurem sempre buscar conhecimentos e estratégias que envolvam ferramentas e métodos que permitam e tragam melhorias no campo de aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
dc.contributor.referee1 | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
dc.contributor.referee2 | Turmena, Leandro | - |
dc.contributor.referee3 | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinocienciaseducacaoinclusiva.pdf | 400,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.