Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26863
Título: A presença das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de uma escola pública de Sarandi - PR
Título(s) alternativo(s): The presence of information and communication technologies in classes at a public school in Sarandi city - PR
Autor(es): Presotto, Carolina Andrade
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Tecnologia educacional
Professores - Formação
Teaching - Aids and devices
Educational technology
Teachers, Training of
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PRESOTTO, Carolina Andrade. A presença das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de uma escola pública de Sarandi - PR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Com o avanço tecnológico que a sociedade vive, a escola precisa rever constantemente seus métodos de ensino, a fim de proporcionar aulas que atendam a realidade ao qual seus alunos estão inseridos. Diante disto, é crucial que a escola se aproprie das tecnologias disponíveis e que os professores utilizem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) durante as aulas, promovendo um processo de ensino e aprendizagem de boa qualidade. Para a concretização deste estudo, foi realizado um levantamento de dados a partir de um questionário direcionado aos professores de uma escola do município de Sarandi-PR, contendo questões objetivas e discursivas que foram analisadas qualitativamente de acordo com o referencial teórico. O objetivo geral foi investigar a presença das TICs nas aulas de uma escola de Sarandi-PR, tendo por base a qualificação dos profissionais no ambiente escolar. Com base nos resultados obtidos, pode-se inferir que na escola em que aconteceu a pesquisa, a presença das TICs é frequente nas aulas, afinal os docentes julgam muito importante o uso delas. Mesmo com a falta de alguns recursos, os professores afirmaram que exploram as TICs disponíveis na escola e apesar de nenhum docente sentir-se despreparado para seu uso, apenas uma pequena parcela considera sua formação ótima, demonstrando a necessidade de formações continuadas envolvendo esta temática.
Abstract: With the technological advance that society is experiencing, the school needs to constantly review its teaching methods in order to provide classes that meet the reality to which its students are inserted. In view of this, it is crucial that the school appropriates available technologies and that teachers use Information and Communication Technologies (ICTs) during classes, promoting a good quality teaching and learning process. To carry out this study, a data survey was conducted based on a questionnaire addressed to teachers at a school in the municipality of Sarandi-PR, containing objective and discursive questions that were analyzed qualitatively according to the theoretical framework. The general objective was to investigate the presence of ICTs in the classes of a school in Sarandi-PR, based on the qualification of professionals in the school environment. Based on the results obtained, it can be inferred that in the school where the research took place, the presence of ICTs is frequent in classes, after all, teachers consider their use to be very important. Even with the lack of some resources, the teachers stated that they exploit the ICTs available at school and although no teacher feels unprepared for their use, only a small portion considers their training to be optimal, demonstrating the need for continued training involving this theme.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26863
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiasaulasescolapublica.pdf668,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.