Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26862
Título: | Contribuições da neurociência para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: revisão da produção acadêmica brasileira de 2015 a 2019 |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of neuroscience to the teaching-learning process in the early years of elementary school: a review of brazilian academic production from 2015 to 2019 |
Autor(es): | Souza, Carlos Henrique de |
Orientador(es): | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
Palavras-chave: | Planejamento educacional Ensino – Metodologia Conhecimento e aprendizagem Educational planning Teaching – Methodology Knowledge and learning |
Data do documento: | 26-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SOUZA, Carlos Henrique de. Contribuições da neurociência para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: revisão da produção acadêmica brasileira de 2015 a 2019. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica realizada, com fundamentos teórico metodológicos em Lakatos e Marconi (2003), teve a premissa de saber as contribuições da Neurociência para a organização do processo de ensino aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentadas em dissertações e teses disponíveis e publicadas, de 2015 a 2019, na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para fundamentar a Neurociência utilizou-se: Bear, Connors e Paradiso (2017), Damásio (2000, 2011, 2012), Grossi, Lopes e Couto (2014), Kandel et al (2014) e Silva (2017). Na relação entre Educação e Neurociência à base teórica foi em: Cosenza e Guerra (2011), Pantano e Zorzi (2009), Rato e Caldas (2016) e Silva (2017). Já sobre o Ensino Fundamental baseou-se em resoluções, portarias e leis federais específicas para esta etapa da Educação Básica. A pesquisa iniciou-se com busca por meio de 4 palavras-chave com critérios de exclusão e seleção, na qual foram encontradas 46 produções, em seguida, ocorreu a identificação de obras (seleção pela leitura do título, resumo, sumário e referências bibliográficas) que resultou na seleção de 17 produções (12 dissertações e 5 teses), que representam apenas 36,9% das obras encontradas, fato que indica que mais pesquisas e estudos precisam ser realizados sobre a temática foco desta pesquisa. As obras coletadas foram quantificadas, analisadas e expressas em dois quadros e um gráfico. Por fim, a partir de leitura flutuante dos resumos, introduções e resultados das produções selecionadas, foram identificadas e categorizadas as contribuições da Neurociência em três temáticas essenciais à organização do processo de ensino aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo elas: processos de Ensino e Aprendizagem (reflexões teórico-práticas); Planejamento docente (propostas de metodologias e atividades de ensino); e Formação docente inicial e continuada (reflexões teóricas). |
Abstract: | This bibliographic research carried out, with theoretical and methodological foundations in Lakatos e Marconi (2003), had the premise of knowing the contributions of Neuroscience for the organization of the teaching learning process for the early years of elementary school, presented in available and published dissertations and theses, from 2015 to 2019, on the platform of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. To support Neuroscience, we used: Bear, Connors and Paradiso (2017), Damásio (2000, 2011, 2012), Grossi, Lopes and Couto (2014), Kandel et al (2014) and Silva (2017). In the relationship between Education and Neuroscience the theoretical basis was in: Cosenza and Guerra (2011), Pantano and Zorzi (2009), Rato and Caldas (2016) and Silva (2017). About the elementary school was based on specific federal resolutions, ordinances and laws for this stage of Basic education. The research started with a search through 4 keywords with exclusion and selection criteria, in which they were found 46 productions, following, the identification of works (selection by reading the title, summary, summary and bibliographic references) that resulted in the selection of 17 productions (12 dissertations and 5 theses), that represent only 36,9% of the works found, fact that indicates that more research and studies need to be carried out on the thematic focus of this research. The collected works were quantified, analyzed and expressed in two tables and a graph. Lastly, with the floating reading of the abstracts, introductions and results of the selected productions, Neuroscience contributions were identified and categorized into three themes essential to the organization of the teaching learning process for the early years of elementary school, being: Teaching and Learning processes (theoretical practical reflections); teacher plan (proposals for methodologies and teaching activities); and teacher training initial and continuous (theoretical reflections). |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26862 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
contribuicoesneurocienciaensinoaprendizagem.pdf | 605,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.