Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26858
Título: | Uma investigação acerca das escolas inovadoras brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | An investigation about Brazilian innovative schools |
Autor(es): | Oliveira, Franciele Taís de |
Orientador(es): | Juliano, Joice Maria Maltauro |
Palavras-chave: | Escolas - Organização e administração Estratégias de aprendizagem Educação - Métodos experimentais School management and organization Learning strategies Education - Experimental methods |
Data do documento: | 2-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | OLIVEIRA, Franciele Taís de. Uma investigação acerca das escolas inovadoras brasileiras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática construir um mapeamento das escolas inovadoras brasileiras, delineando a localização, as categoriais, os níveis de ensino, bem como as propostas que as levaram a ser consideradas como organizações inovadoras. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa, fazendo uso de alguns dados quantitativos. Como instrumentos de produção dos dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica documental, que possibilitou reunir dados que até então estavam dispersos no universo acadêmico, e lhes dar um tratamento científico. Refletindo sobre o contexto podemos observar que, embora o processo de inovação já tenha iniciado, ainda temos muito que avançar. A escola “tradicional” não está mais agradando e é urgente a necessidade de transformá-la em um espaço que contribua para uma geração em constante mudança. |
Abstract: | This work had as its theme the construction of a mapping of Brazilian innovative schools, outlining the location, the categories, the levels of education, as well as the proposals that led them to be considered as innovative organizations. For this, a qualitative research approach was used, using some quantitative data. As instruments of data production, documentary bibliographic research was used, which made it possible to gather data, which until then were dispersed in the academic universe, and give them a scientific treatment. Reflecting on the context we can see that, although the innovation process has already started, we still have a long way to go. The “traditional” school is no longer pleasing, and there is an urgent need to transform it into a space that contributes to an ever-changing generation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26858 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
investigacaoescolasinovadorasbrasileiras.pdf | 687,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.