Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStrotkamp, Daiane Cristina-
dc.date.accessioned2021-12-23T20:26:07Z-
dc.date.available2021-12-23T20:26:07Z-
dc.date.issued2020-10-02-
dc.identifier.citationSTROTKAMP, Daiane Cristina. Estudar pode ser divertido: a utilização do lúdico na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26857-
dc.description.abstractThis research aimed to understand how the Playful method can be used in pre-school classes considering learning as an essential factor for the student. The methodology used for the research was the bibliographic review that sought to understand what the Playful method is, how it can be developed specifically in early childhood education, and how the development phase occurs in pre­school age, thus establishing a relationship of how it can be used, based on what children need, according to their age group, in order to contribute to the student's teaching learning process. Thus, the importance of Playfulness in Elementary School ­ Initial Series was presented, to understand their relationships, since a new norm is established that is still unknown to education professionals, leaving the teacher in doubt about how to use it correctly, as a teaching aid tool. As well as possible activities for the teacher to work in the classroom. And through this, to enable teachers to better understand how to use the Playful method so that students can appropriate knowledge. And to collect concrete data, field research was used, based on an interview with preschool teachers. In view of the results, it is considered essential to use ludicity in the classroom, guaranteeing the learning of knowledge through sometimes mediated play, which is organized by the teacher with a specific objective thinking about human development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleEstudar pode ser divertido: a utilização do lúdico na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeStudying can be fun: the use of playfulness in early childhood educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo compreender como o método lúdico pode ser utilizado em turmas de pré-escola, considerando a aprendizagem como fator essencial para o aluno. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a revisão bibliográfica que buscou compreender o que é o método lúdico, como ele pode ser desenvolvido especificamente na Educação Infantil e como ocorre a fase de desenvolvimento na idade pré-escolar. Estabelecendo assim, uma relação de como pode ser utilizada, a partir do que as crianças necessitam, conforme a sua faixa etária, de modo a contribuir com o processo de ensino aprendizagem do aluno. Deste modo, apresentou-se a importância do lúdico no Ensino Fundamental – Séries Iniciais, para entender as suas relações, já que se estabelece uma nova normativa que ainda é desconhecida para os profissionais da educação, deixando o professor em dúvidas de como utilizá-lo de forma correta, como uma ferramenta auxiliadora no ensino. Bem como, possíveis atividades para que o docente possa trabalhar em sala de aula como forma de apoio ao ensino. E por meio disso, possibilitar maior compreensão aos docentes de como utilizar o método lúdico para que os alunos se apropriem de conhecimento. E para levantar dados concretos se utilizou de pesquisa de campo, a partir de uma entrevista com professores regentes da pré-escola. Diante dos resultados, considera-se essencial o uso da ludicidade em sala de aula, garantindo a aprendizagem de conhecimentos por meio da brincadeira por vezes mediada, que é organizada pelo professor com um objetivo específico, pensando no desenvolvimento humano.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sandmann, André-
dc.contributor.referee1Sandmann, André-
dc.contributor.referee2Sehn, Elizandra-
dc.contributor.referee3Hlenka, Vanessa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaoludicoeducacaoinfantil.pdf325,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.