Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26854
Título: | Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Special education: a discussion about students with high skills and giftedness in the context of elementary school |
Autor(es): | Conceição, Graziele de Souza |
Orientador(es): | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
Palavras-chave: | Educação especial Níveis de inteligência Inclusão escolar Special education Intelligence levels Mainstreaming in education |
Data do documento: | 6-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CONCEIÇÃO, Graziele de Souza. Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho visa a apresentar algumas discussões a respeito do aluno da Educação Especial, que possui características de aprendizado considerados acima da média, como as de altas habilidades e superdotação. Nesse sentido, o trabalho em questão, irá ressaltar de forma geral, os aspectos históricos e legais, voltados para a educação do aluno com altas habilidades, e superdotação nas últimas décadas, pontuando os indicativos relevantes de serem conhecidos pelo professor do ensino regular, no sentindo de identificar esses alunos, destacando o papel da escola como um ambiente inclusivo, no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos. Dessa forma, para um melhor entendimento a respeito do assunto, esse estudo adota uma metodologia bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos, teses, periódicos, dissertações e monografias, que por sua vez, abordam as informações relacionadas ao aprendizado do aluno com altas habilidades e superdotação, na educação especial. |
Abstract: | The present work aims to present some discussions about the Special Education student, who has learning characteristics considered above average, such as those with high skills and giftedness. In this sense, the work in question will highlight, in general, the historical and legal aspects, focused on the education of students with high skills, and giftedness in the last decades, punctuating the relevant indications of being known by the teacher of regular education, in the feeling of identifying these students, highlighting the role of the school as an inclusive environment, in their teaching and learning process. Thus, for a better understanding of the subject, this study adopts a bibliographic methodology, through books, scientific articles, theses, journals, dissertations and monographs, which in turn, address information related to student learning with high skills and giftedness in special education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26854 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alunosuperdotacaoensinofundamental.pdf | 411,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.