Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Gislaine Flavia dos-
dc.date.accessioned2021-12-23T20:04:48Z-
dc.date.available2021-12-23T20:04:48Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Gislaine Flavia dos. Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26851-
dc.description.abstractActive methodologies (MA) are inserted in some school practices, where institutions and teachers use them as a learning process for students, in order to transmit and promote meaningful knowledge. In this sense, the present work aims to investigate the active methodologies that are being used to promote meaningful learning for students in basic education. For that, it was necessary to conceptualize the active methodologies and their relevance. It was also verified which are the active methodologies used in educational institutions, their characteristics as well as the role of the teacher in this process. The theoretical foundation of this work was done through bibliographic research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEficácia no ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectEffective teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.titleMetodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básicopt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies as significant learning process in basic educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs metodologias ativas (MA) estão inseridas em algumas práticas escolares, onde instituição e docentes as utilizam como processo de aprendizagem dos discentes, com a finalidade de transmitir e promover um conhecimento significativo. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar as metodologias ativas que estão sendo utilizadas para promover a aprendizagem significativa dos alunos da educação básica. Para isso, foi necessário conceituar as metodologias ativas e sua relevância. Também foram verificadas quais as metodologias ativas utilizadas nas instituições de ensino, suas características bem como o papel do professor nesse processo. A fundamentação teórica desse trabalho foi feita por intermédio de pesquisa bibliográfica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos-
dc.contributor.referee1Santos, Nelson dos-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasaprendizagemensinobasico.pdf479,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.