Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26850
Título: A especificidade da literatura na educação infantil: de zero a três anos
Título(s) alternativo(s): The specificity of literature in early childhood education: from zero to three years
Autor(es): Granza, Giselle Fernanda
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Crianças - Livros e leitura
Incentivo à leitura
Leitura (Educação pré-escolar)
Children - Books and reading
Reading promotion
Reading (Preschool)
Data do documento: 18-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GRANZA, Giselle Fernanda. A especificidade da literatura na educação infantil: de zero a três anos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A finalidade deste trabalho de pesquisa é mostrar a dimensão da literatura infantil no desenvolvimento das crianças, ressaltando a importância de ser trabalhado desde os primeiros anos de vida. Desde o ouvir as histórias, observar as ilustrações, manusear livros, fatores que precisam ser estimulados pelos pais e educadores, para desenvolver o hábito da leitura. Analisar a importância da literatura infantil e suas contribuições no uso em sala de aula, como favorecer para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, especificamente na faixa etária de zero a três anos. A metodologia desta pesquisa ateve-se ao estudo e análise de obras, de acordo com cada etapa de desenvolvimento da criança para que a sua compreensão de linguagem seja por meio de um instrumento facilitador, como o livro infantil. Verificar se a literatura infantil contribui para a formação dos futuros leitores, assim como a importância de introduzir os livros desde os primeiros meses de vida e como desenvolver o tema abordado em sala de aula para obter êxito no trabalho pedagógico.
Abstract: The purpose of this research work is to show the dimension of children's literature in children's development, emphasizing the importance of being worked on from the first years of life. From listening to the stories, observing the illustrations, handling books, factors that need to be encouraged by parents and educators, to develop the habit of reading. To analyze the importance of children's literature and its contributions in the classroom, how to favor the child's development in Early Childhood Education, specifically in the age group from zero to three years. The methodology of this research focused on the study and analysis of works, according to each stage of development of the child so that their understanding of language is through a facilitating instrument, such as the children's book. Check if children's literature contributes to the training of future readers, as well as the importance of introducing books from the first months of life and how to develop the theme addressed in the classroom to be successful in pedagogical work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26850
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
especificidadeliteraturaeducacaoinfantil.pdf243,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.