Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26847
Título: O uso das novas linguagens e tecnologias nas práticas pedagógicas cotidianas
Título(s) alternativo(s): The use of new languages and technologies in everyday pedagogical practices
Autor(es): Oliveira, Isabelle Paula de Alencar
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Educação - Estudo e ensino
Education - Effect of technological innovations on
Educational technology
Education - Study and teaching
Data do documento: 6-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Isabelle Paula de Alencar. O uso das novas linguagens e tecnologias nas práticas pedagógicas cotidianas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A Tecnologia já está inserida em nosso meio social, portanto, dentro das escolas, não deve ser diferente, pois os educadores devem vencer a resistência e aproveitar da utilização dos instrumentos tecnológicos em favor da aprendizagem. Muitos professores enfrentam dificuldades de conciliar o mundo virtual com a prática pedagógica cotidiana, porém, é necessário que o professor esteja capacitado e pronto para desenvolver um trabalho eficiente, sendo, então, corresponsável na produção e reprodução desses novos conhecimentos. Diante disso, é necessário se manter em uma formação permanente, comprometida com o dever de ensinar, sem esquecer, entretanto, da constante aprendizagem. O professor é fundamental e insubstituível, mas deve saber mediar o educando nessa etapa, promovendo interação e motivação, sempre direcionando os alunos na construção do conhecimento.
Abstract: Technology is already inserted in our social environment, so within schools it should be no different, as educators must overcome resistance and take advantage of the use of technological instruments in favor of learning. Many teachers face difficulties to reconcile the virtual world with the daily pedagogical practice, however, it is necessary that the teacher is trained and ready to develop an efficient work, being then co-responsible in the production and reproduction of this new knowledge. Therefore, it is necessary to remain in a permanent formation, committed to the duty of teaching, without forgetting, however, constant learning. The teacher is fundamental and irreplaceable, but must know how to mediate the student in this stage, promoting interaction and motivation, always directing students in the construction of knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26847
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usotecnologiaspraticaspedagogicas.pdf371,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.