Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26846
Título: O brincar como estratégia de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Playing as a learning strategy
Autor(es): Barbosa, Fernanda Antunes de Oliveira
Orientador(es): Juliano, Joice Maria Maltauro
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem ativa
Educação - Estudo e ensino
Learning strategies
Active learning
Education - Study and teaching
Data do documento: 15-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BARBOSA, Fernanda Antunes de Oliveira. O brincar como estratégia de aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho teve como objeto de estudo o brincar como estratégia de aprendizagem, pois a brincadeira pode ser um excelente instrumento de mediação entre o prazer de brincar e o de aprender. E, para analisar a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem da criança desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica acerca da reflexão do tema em artigos, revistas e sites, publicações científicas, nas contribuições de autores como Kishimoto, Vygotsky, Wajskop, Maria Montessori, além de documentos norteadores da educação junto ao Ministério da Educação (MEC), nos quais o trabalho foi fundamentado. Na pesquisa buscou-se destacar as contribuições do brincar na educação, com a finalidade de compreender a grandeza e sua importância no processo de ensino e aprendizagem, justificando reconhecer a importância da ludicidade nesse processo, visando à necessidade de inseri-la dentro do contexto escolar que possa contribuir para um maior aprendizado da criança. Assim sendo, deve-se buscar uma melhoria do ensino esforçando-se na criação de alternativas que permitam práticas de atividades lúdicas capazes de transformar o ensino e aprendizagem em um momento de criação, imaginação, socialização, integração, desenvolvimento da área cognitiva para aquisição de saberes diversos.
Abstract: The present study had as its object of study playing as a learning strategy, since play can be an excellent instrument of mediation between the pleasure of playing and that of learning. And, to analyze the importance of playing in the child's teaching and learning process, a bibliographical research was developed about the reflection of the theme in articles, magazines and websites, scientific publications, in the contributions of authors such as Kishimoto, Vygotsky, Wajskop, Maria Montessori , in addition to documents guiding education with the Ministry of Education (MEC), on which the work was based. The research sought to highlight the contributions of playing in education, in order to understand the greatness and its importance in the teaching and learning process, justifying recognizing the importance of playfulness in this process, aiming at the need to insert it within the school context that can contribute to the child's greater learning. Therefore, an improvement in teaching should be sought, endeavoring to create alternatives that allow practices of playful activities capable of transforming teaching and learning into a moment of creation, imagination, socialization, integration, development of the cognitive area for the acquisition of diverse knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26846
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brincarcomoestrategiaaprendizagem.pdf604,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.