Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26843
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moraes, Fabiana Aragão de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-22T18:43:33Z | - |
dc.date.available | 2021-12-22T18:43:33Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Fabiana Aragão de. O professor e os desafios da educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26843 | - |
dc.description.abstract | The creation of early childhood education was the result of the entry of women into the labor market, as this was the need for women to delegate the care of their children to others. Early childhood education has spent decades with an assistentialist bias. With the Law of Guidelines and Bases of National Education (9394/96) Early Childhood Education is now seen as a modality of education, with the requirement of graduation at a higher level, to act in this type of teaching. Considering that early childhood education plays an extremely important role in the child's life and the specificities of the child's global development must be considered, the importance of teacher training for work in Early Childhood Education is understood. However, even today, Early Childhood Education faces an assistentialist vision that generates several challenges for this stage of Basic Education and for the teachers who work in it. Thus, this work aimed to study what are the main challenges in early childhood education for the teacher. This research was done through a qualitative approach using bibliographic research methods. The bibliographic research proposed to search for historical, political and conceptual aspects about the education and work of the child education professional, using among other authors: Fernandes (2013), Kuhlmann (2010), Kramer (1995), Paula (2003) Silva (2010), Angelo (2013), Freire (1999), Masullo (2015), Rocha (2012), Viana (2010). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Assistência em instituições | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação pré-escolar - Formação | pt_BR |
dc.subject | Children - Institutional care | pt_BR |
dc.subject | Education - Social aspects | pt_BR |
dc.subject | Preschool teachers - Training of | pt_BR |
dc.title | O professor e os desafios da educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | The teacher and the challenges of early childhood education | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A criação da educação infantil foi resultado da entrada da mulher no mercado de trabalho, pois assim surgia a necessidade de a mulher delegar os cuidados dos seus filhos a terceiros. A educação infantil passou décadas tendo um viés assistencialista. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) a Educação Infantil passa a ser vista como uma modalidade da educação, com a exigência da graduação em nível superior, para atuar nessa modalidade de ensino. Considerando que a educação infantil desempenha um papel de extrema importância na vida da criança e devem ser ponderadas as especificidades do desenvolvimento global da criança, compreende-se a importância da formação do professor para o trabalho na Educação Infantil. No entanto, até hoje a Educação Infantil enfrenta uma visão assistencialista que gera diversos desafios para essa etapa da Educação Básica e para os professores que nela atuam. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo estudar quais são os principais desafios na Educação Infantil para o professor. Essa pesquisa foi feita através de uma abordagem qualitativa utilizando¬se dos métodos de pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica se propôs a buscar aspectos históricos, políticos e conceituais sobre a formação e o trabalho do profissional da educação infantil, usando entre outros autores: Fernandes (2013), Kuhlmann (2010), Kramer (1995), Paula (2003), Silva (2010), Angelo (2013), Freire (1999), Masullo (2015), Rocha (2012), Viana (2010). | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Nelson dos | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Nelson dos | - |
dc.contributor.referee2 | Sandmann, André | - |
dc.contributor.referee3 | Hlenka, Vanessa | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
professordesafioseducacaoinfantil.pdf | 283,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.