Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrente, Maria José-
dc.date.accessioned2021-12-21T21:33:25Z-
dc.date.available2021-12-21T21:33:25Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationCORRENTE, Maria José. A robótica educacional livre como ferramenta didática para o ensino da matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26827-
dc.description.abstractFor digital natives, that is, for students of younger generations, educational technology boasts, in a proposal of pedagogical robotics, the growth of a dynamic educational environment based on the use of free robotics, as application and practice of scientific knowledge in transdisciplinary learning and psych pedagogical principles of the environment, including the enormous power of seduction or fascination that robotics or robots exercise them, and the interest of those in training. The objective of this study was to investigate how the free educational robotics project can be used in the teaching and learning process as a resource to assist in the critical training of a group of elementary school students, final years. The research was carried out through a bibliographic survey, for theoretical basis on the use of free robotics (home robotics) in mathematics classes. Data collection in bibliographic research was through research in books, printed internet documents and articles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleA robótica educacional livre como ferramenta didática para o ensino da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeFree educational robotics as a didactic tool for the teaching of mathematicspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoPara os nativos digitais, ou seja, para os alunos das gerações mais jovens, a tecnologia educacional ostenta, em uma proposta de robótica pedagógica, o crescimento de um ambiente educacional dinâmico embasado no uso da robótica livre, como de aplicação e prática do conhecimento científico na aprendizagem transdisciplinar e princípios psicopedagógicos do ambiente, inclusive, o enorme poder de sedução ou fascínio que a robótica ou os robôs os exercem, e o interesse dos que estão em formação. O objetivo do trabalho foi o de investigar como o projeto robótica educacional livre, pode ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem, como recurso para auxiliar na formação crítica de um grupo de discentes do Ensino Fundamental, anos finais. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico, para embasamento teórico sobre a utilização da robótica livre (robótica caseira) nas aulas de matemática. A coleta de dados na pesquisa bibliográfica se deu através de pesquisas em livros, documentos impressos internet e artigos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Scherpinski, Neusa Idick-
dc.contributor.referee1Scherpinski, Neusa Idick-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Turmena, Leandro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roboticaeducacionalferramentadidatica.pdf243,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.