Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria de Fátima da-
dc.date.accessioned2021-12-21T21:27:36Z-
dc.date.available2021-12-21T21:27:36Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationSILVA, Maria de Fátima da. O ensino de biologia: uma análise da relevância da contextualização histórica da ciência no processo de ensino e aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26826-
dc.description.abstractThis monographic work seeks to analyze how historical context can contribute to the teaching and learning process of Biology. The main objective of this research was to broaden the understanding of how the history of science contributes to meaningful learning. The teaching of biology is composed of concepts and terms that are alien to popular everyday life. Thus, understanding how this knowledge was constructed becomes of great importance for the student to incorporate the theory into their daily lives. Sometimes this contextualization occurs in a wrong way, causing historical confusion, making it even more difficult to assimilate the content. Given this, the present work seeks to evaluate how the structure of the textbook presents this historical approach. For this, the analysis of three textbooks used in the public school system was carried out and the methodology adopted was the observation of the contents of Mendel's Laws, from two categories: type of record in relation to the scientist's biography and the type record in relation to the historical context of the discovery. Although this contextualization is foreseen and ensured in the curricular guidelines, we tried to analyze how textbooks contemplate this approach, and how the integrated study between science and history can contribute to the expansion of knowledge, the orientation of ideas, the generation of debates and construction of new knowledge. Despite contemplating some historical aspects, what can be observed in the analyzed chapters of the textbooks, is that mistaken information is still reproduced, or little based on the reality of the facts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectCiência – Históriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducation – Curriculapt_BR
dc.subjectScience – Historypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO ensino de biologia: uma análise da relevância da contextualização histórica da ciência no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeBiology teaching: an analysis of the relevance of the historical context of science in the teaching and learning processpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho monográfico busca-se analisar de que forma a contextualização histórica pode contribuir no processo de ensino e de aprendizagem Biologia. O principal objetivo desta pesquisa foi ampliar a compreensão de como a história da ciência contribui para uma aprendizagem significativa. O ensino da Biologia é composto por conceitos e termos que estão alheios ao cotidiano popular. Desta forma, compreender como estes conhecimentos foram construídos torna-se de grande importância para que o aluno incorpore a teoria ao seu cotidiano. Por vezes esta contextualização ocorre de forma equivocada, provocando confusões históricas, dificultando ainda mais a assimilação do conteúdo. Diante disso, o presente trabalho busca avaliar de que forma a estrutura do livro didático apresenta esta abordagem histórica. Para isto, foi realizado a análise de três livros didáticos utilizados na rede pública de ensino e a metodologia adotada foi a de observação dos conteúdos das Leis de Mendel, a partir de duas categorias: tipo de registro em relação a biografia do cientista e o tipo de registro em relação ao contexto histórico da descoberta. Embora esta contextualização esteja prevista e assegurada nas diretrizes curriculares, buscou-se analisar de que forma os livros didáticos contemplam essa abordagem, e o modo como o estudo integrado entre ciências e história pode contribuir para a ampliação do conhecimento, a orientação de ideias, a geração de debates e construção de novos saberes. Apesar de contemplarem alguns aspectos históricos, o que se pode observar nos capítulos analisados dos livros didáticos, é que, ainda se reproduz informações equivocadas, ou pouco embasadas na realidade dos fatos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo dos-
dc.contributor.referee3Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinobiologiacontextualizacaohistorica.pdf263,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.