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Título: Afetividade em Vigotski: ferramenta não material para aprendizagem e inclusão
Título(s) alternativo(s): Affection in Vygotsky: a non-material tool for learning and inclusion
Autor(es): Ribeiro, Márcia Aparecida Stumpf
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Teoria social cognitiva
Educação afetiva
Educação inclusiva
Social cognitive theory
Affective education
Inclusive education
Data do documento: 25-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RIBEIRO, Márcia Aparecida Stumpf. Afetividade em Vigotski: ferramenta não material para aprendizagem e inclusão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente estudo buscou observar no contexto de uma sala de aula regular os pressupostos de Vigotski acerca da afetividade enquanto ferramenta não material para a aprendizagem e a inclusão na etapa de Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada é a observação participante com estudo de caso. Os resultados apontam que a mediação é imprescindível no desenvolvimento das potencialidades do indivíduo que o meio oferece. Essa mediação que utiliza da afetividade enquanto ferramenta não material pode potencializar a aprendizagem e a inclusão. Dessa forma, entende-se que a afetividade e a cognição são interdependentes. Ou seja, a afetividade pode ser uma ferramenta pedagógica. Com isso, há uma tríade entre a mediação e afetividade e inclusão, que juntas proporcionam a efetivação do direito a inclusão e a aprendizagem a todos os cidadãos nas sociedades democráticas.
Abstract: The present study sought to observe in the context of a regular classroom Vygotsky’s assumptions about affectivity as a non-material tool for learning and inclusion in the elementary school stage I. The methodology used is participatory research, in its natural form, due belonging to the investigated group. The results indicate that mediation is essential in the development of the individual's potential that the environment offers. This mediation that uses affection as a non-­material tool can enhance learning and inclusion. Thus, it is understood that affectivity and cognition are interdependent. In other words, affectivity can be a pedagogical tool. With this, there is a triad between mediation and affectivity and inclusion, which together provide the realization of the right to inclusion and learning for all citizens in democratic societies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26823
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