Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26822
Título: | Aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino da língua inglesa |
Título(s) alternativo(s): | Project based learning applied for the english language teaching |
Autor(es): | Stemposki Filho, Marcelo |
Orientador(es): | Juliano, Joice Maria Maltauro |
Palavras-chave: | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Método de projeto no ensino Estratégias de aprendizagem English language - Study and teaching - Foreign speakers Project method in teaching Learning strategies |
Data do documento: | 26-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | STEMPOSKI FILHO, Marcelo. Aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino da língua inglesa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Com o protagonismo cada vez mais evidente da língua inglesa numa escala global, cresce a necessidade de cientistas que tenham habilidades linguísticas para que exista uma internacionalização das instituições de ensino. Para isso é importante que a abordagem pedagógica da língua inglesa nas etapas do ensino fundamental seja feita de uma maneira moderna e significativa para os alunos. O seguinte trabalho teve como objetivo apresentar a abordagem da aprendizagem baseada em projetos como uma solução de modernização e de um ensino de língua estrangeira mais eficaz. Para a realização do trabalho fora realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa no qual buscou-se além dos teóricos mais renomados da área também artigos contendo experimentos empíricos sobre o assunto. Pôde-se concluir, ao utilizar tal abordagem, que houve um maior engajamento durante as aulas de língua inglesa, além de modernizar o ensino utilizando uma metodologia ativa de ensino. Para aplicação num contexto brasileiro, estudou-se na literatura legal (Base Nacional Comum Curricular) os pressupostos legais e teóricos que corroboram para sua utilização num currículo de uma instituição de ensino básico. |
Abstract: | As the protagonism the English language in a global basis is even more evident, the need of scientists who have linguistics abilities grows so as to achieve an internationalization of learning institutions. For such, it is important that the pedagogical approach of the English language in the elementary school be conducted in a modern and relatable way for students. The following paper had as objective present the project based learning approach as a solution for modernizing making the foreign language teaching more efficient. During the process of writing this paper, a qualitative bibliographical research was conducted in which, besides theoretical studies from renowned scientists, empirical experiments were consulted. It was concluded that when such approach was used in the classroom, a bigger engagement was seen during ESL (English as a second language) classes, as well as modernizing the teaching using an active methodology. In order to apply it in a Brazilian context, all the legal documents (BNCC – the national common syllabus basis) were surveyed looking for legal and theoretical assumptions for applying such approach. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26822 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aprendizagemprojetoslinguainglesa.pdf | 289,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.