Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26806
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Liane Siebenechler | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T17:09:44Z | - |
dc.date.available | 2021-12-21T17:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Liane Siebenechler. Gestão escolar - dificuldades e possibilidades. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26806 | - |
dc.description.abstract | Education management presents the challenges imposed on the school manager in the implementation of the process of change in school organizations that seek to adapt to the new standards of today's society, through innovation and participatory management practices. The present work will also address the importance of the insertion of new technologies in the school environment, enabling increased competitiveness, through innovative solutions in the management and teaching learning process. This study aims to discuss the performance of school management in the search for organizational change of the school so that it provides highlevel education to students. The methodology used was bibliographic research in periodic books, internet sites and field research in municipal institutions of elementary school. Resulting in: However, for there to be organizational change in the school, it is necessary to invest in the transformation of the attitudes of the educational professionals of the institution, with the design that they face innovation as a challenge and feel stimulated by personal motivation and thus become able to go beyond their own limits, because the school must invest in order for the school organization to increase its capacity to create and innovate to be open to transformations. Thus, it is concluded that the pedagogical and administrative practices of school professionals need to be oriented towards participatory strategies, as a way to ensure a continuous and quality formal education to students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | School management and organization | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar - dificuldades e possibilidades | pt_BR |
dc.title.alternative | School management - difficulties and possibilities | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A gestão da educação apresenta os desafios impostos ao gestor escolar na implantação do processo de mudança nas organizações escolares que buscam se adequar aos novos padrões da sociedade atual, por meio da inovação e de práticas de gestão participativa. O Presente trabalho abordou também a importância da inserção das novas tecnologias no ambiente escolar, propiciando o aumento da competitividade, através de soluções inovadoras na gestão e no processo de ensino aprendizagem. Este estudo tem como objetivo discutir a atuação da gestão escolar na busca pela mudança organizacional da escola para que a mesma proporcione um ensino de alto nível aos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em livros periódicos, sites da internet e pesquisa de campo em instituições municipal do ensino fundamental. Tendo como resultado: No entanto, para que haja mudança organizacional na escola é preciso investir na transformação das atitudes dos profissionais de educação da instituição, com finalidade de que os mesmos passam encarar a inovação como desafio e sintam-se estimulados pela motivação pessoal e assim se tornem capazes de ir além dos próprios limites, pois a escola deve investir para que a organização escolar aumente sua capacidade de criar e de inovar para serem abertas às transformações. Assim conclui que, as práticas pedagógicas e administrativas dos profissionais da escola precisam ser orientadas para estratégias participativas, como forma de garantir uma educação formal contínua e de qualidade aos educandos. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ricardo dos | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Ricardo dos | - |
dc.contributor.referee2 | Winter, Lairton Moacir | - |
dc.contributor.referee3 | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gestaoescolardificuldadespossibilidades.pdf | 518,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.