Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Letícia Meireles de-
dc.date.accessioned2021-12-21T16:57:22Z-
dc.date.available2021-12-21T16:57:22Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Letícia Meireles de. Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26805-
dc.description.abstractThe aim of this study proposed to analyze the possible interferences of medicalization and its incidence in children who attend the second cycle of the initial years of Elementary School (fourth and fifth years), linked to cases of non­learning in the city of Umuarama/PR. To do so, it was taken into consideration the main learning difficulties identified in Portuguese and Mathematics, verifying in which areas they stood out the most, realizing which pedagogical practices were proposed by teachers in their classes, therefore the techniques and methods to be developed in order to face such learning difficulties in an attempt to overcome them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectCrianças com distúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.subjectLearning disabled childrenpt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensinopt_BR
dc.title.alternativeLearning difficulties and medicalization: analysis of the benefits and/or losses for children with learning deviations and implications regarding the use of teaching methods and techniquept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propôs a analisar as possíveis interferências da medicalização e sua incidência em crianças que cursam o segundo ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental (quartos e quintos anos), vinculadas a casos de não aprendizagem no Município de Umuarama/PR. Para tanto, foram identificadas as principais dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, verificando em quais áreas elas mais se destacavam e quais as práticas pedagógicas executadas pelos docentes em suas aulas, bem como as técnicas e métodos indicados, visando o enfrentamento de tais desvios com o objetivo de superá-los.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Winter, Lairton Moacir-
dc.contributor.referee1Winter, Lairton Moacir-
dc.contributor.referee2Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.contributor.referee3Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
medicalizacaobeneficiosprejuizosaprendizagem.pdf352,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.