Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26792
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sandi, Juliana Francieli | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-20T19:35:58Z | - |
dc.date.available | 2021-12-20T19:35:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
dc.identifier.citation | SANDI, Juliana Francieli. Os desafios da inclusão no sistema regular de ensino de Foz do Iguaçu/PR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26792 | - |
dc.description.abstract | The school inclusion process is necessary and thorough, since, for it to actually occur, it involves several factors and agents. Inclusion, in addition to the many challenges that still exist, and after so long of implementation in the regular education system, still makes a difference in the lives of those who participate in it. In this sense, this work seeks answers and reflects on the daily anxieties and challenges of parents, teachers and the school community in the Municipality of Foz do Iguaçu in relation to the issue of inclusion in regular education. There are, still, numerous difficulties for the inclusion to stop being a project to become, effectively, a reality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject | Análise de interação na educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Community and school | pt_BR |
dc.subject | Interaction analysis in education | pt_BR |
dc.title | Os desafios da inclusão no sistema regular de ensino de Foz do Iguaçu/PR | pt_BR |
dc.title.alternative | The challenges of inclusion in the regular education system of Foz do Iguaçu/PR | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de inclusão escolar se faz necessário e é minucioso pois, para que de fato ocorra, envolve vários fatores e agentes. A inclusão, para além dos muitos desafios ainda existentes, e depois de tanto tempo de implementação no sistema regular de ensino, ainda faz a diferença na vida dos que dela participam. Nesse sentido, este trabalho busca respostas e faz reflexão sobre os anseios e desafios diários de pais, professores e comunidade escolar do Município de Foz do Iguaçu em relação à questão da inclusão no ensino regular. Há, ainda, inúmeras dificuldades para que a inclusão deixe de ser um projeto para tornar-se, efetivamente, uma realidade. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Winter, Lairton Moacir | - |
dc.contributor.referee1 | Winter, Lairton Moacir | - |
dc.contributor.referee2 | Bernardon, Dayse Grassi | - |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
desafiosinclusaosistemarensino.pdf | 324,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.