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dc.creatorFerreira, João Paulo-
dc.date.accessioned2021-12-20T16:58:41Z-
dc.date.available2021-12-20T16:58:41Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, João Paulo. A função didático pedagógica da linguagem musical no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26786-
dc.description.abstractThe most common students found in special schools are students with intellectual disabilities, whose aspects in the teaching-­learning process can be challenging for many teachers. Pedagogically speaking, it is well known that through motivation and innovation, music offers countless interdisciplinary works, which enrich the educational process. Scientific studies already prove relevant contributions of music to the human being, due to its artistic, aesthetic, cognitive and emotional applicability. Therefore, the main objective of this work is to investigate, through a bibliographic review, the benefits of music in the development of students with intellectual disabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMusic in educationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleA função didático-pedagógica da linguagem musical no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectualpt_BR
dc.title.alternativeThe didactic­-pedagogical function of the musical language in the development of students with intellectual disabilitiespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO alunado mais comum encontrado em escolas especiais, são estudantes com deficiência intelectual, cujos aspectos no processo ensino aprendizagem podem ser desafiadores para muitos professores. Pedagogicamente falando, é notório que através da motivação e da inovação, a música oferta inúmero trabalhos interdisciplinares, que enriquecem o processo educacional. Os estudos científicos já comprovam relevantes contribuições da música para o ser humano, pela sua aplicabilidade artística, estética, cognitiva e emocional. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é investigar por meio de uma revisão bibliográfica, os benefícios da música no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoli, Marlene Magnoni-
dc.contributor.referee1Bortoli, Marlene Magnoni-
dc.contributor.referee2Sandmann, André-
dc.contributor.referee3Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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