Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26783
Título: | Estudo sobre o desempenho escolar nos colégios militares |
Título(s) alternativo(s): | Study on school performance in military colleges |
Autor(es): | Schlosser, Jeferson |
Orientador(es): | Santos, Nelson dos |
Palavras-chave: | Escolas - Organização e administração Educação militar Disciplina escolar School management and organization Military education School discipline |
Data do documento: | 18-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SCHLOSSER, Jeferson. Estudo sobre o desempenho escolar nos colégios militares. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Esta monografia apresenta um estudo sobre a melhoria no desempenho escolar dos estudantes nas escolas militares. O objetivo do presente trabalho foi conhecer o papel desempenhado pelos colégios militares e sua relação na melhora do desempenho escolar dos alunos. A metodologia adotada para a realização do presente estudo foi a pesquisa de cunho bibliográfico. Na revisão de literatura foram abordados assuntos referentes ao contexto histórico da criação dos colégios militares, dando ênfase à disciplina, a gestão escolar e outras características típicas dessa modalidade de ensino, relacionando-as a uma evolução significativa no desempenho escolar obtido pelos alunos. A presente pesquisa buscou contribuir com informações, fatos, ideias e sugestões que colaborem com uma visão mais ampla sobre a implantação dos colégios militares no sistema educacional brasileiro e as possíveis consequências advindas dessa modalidade de ensino. |
Abstract: | This monograph presents a study on the improvement in the school performance of students in military schools. The objective of this work was to know the role played by military schools and their relationship in improving students' school performance. The methodology adopted for the present study was bibliographic research. In the literature review, subjects related to the historical context of the creation of military colleges were addressed, emphasizing the discipline, school management and other characteristics typical of this type of teaching, relating them to a significant evolution in the school performance obtained by the students. This research sought to contribute with information, facts, ideas and suggestions that collaborate with a broader view on the implementation of military colleges in the Brazilian educational system and the possible consequences arising from this modality of teaching. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26783 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
desempenhoescolarcolegiosmilitares.pdf | 385,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.