Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChiquera, Adriana de Souza Freitas-
dc.date.accessioned2021-12-18T01:10:30Z-
dc.date.available2021-12-18T01:10:30Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationCHIQUERA, Adriana de Souza Freitas. Transtorno do aspectro autista: características e potencialidades. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26752-
dc.description.abstractA child with autism spectrum syndrome (ASD) has difficulty socializing, so he may have difficulty maintaining emotional contact with his parents or other children. The communication of ASD patients can be very limited, reaching the point where the child does not speak a language. Another characteristic that the autistic person can present is the understanding of gestures and imitations, which ends up making contact with others difficult. This study consists of a bibliographic search and aims to show the importance and need for the diagnosis and rehabilitation process in TEA based on scientific advances in the area.Thus, to incorporate children with ASD in mainstream schools, there is a need for a reorganization and adaptation of the school environment, but mainly of the teaching staff so that a better development of their abilities occurs. Despite its limitations, it is essential for its growth that the autistic person is treated in the same way as other students. Therefore, the promise of language and social interaction is the key to seek different clinical and educational methods for children with Autism Spectrum Disorder in social life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.titleTranstorno do espectro autista: características e potencialidadespt_BR
dc.title.alternativeAutistic spectrum disorder: features and potentialitiespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoUma criança com síndrome do espectro do autismo (TEA) tem dificuldade desocialização, então ela pode apresentar dificuldade para manter contato emocional com seus pais ou outras crianças. A comunicação dos portadores de TEA pode ser muito limitada, chegando a um ponto em de a criança não dominar um idioma. Outra característica que o autista pode apresentar é a compreensão de gestos e imitações, o que acaba dificultando o contato com os outros. Este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de mostrar a importância e necessidade do diagnóstico e do processo de reabilitação no TEA com base nos avanços científicos na área. Desse modo, para incorporar as crianças com TEA nas escolas regulares é necessário que haja uma reorganização e adaptação do ambiente escolar, mas principalmente do corpo docente para que ocorra um melhor desenvolvimento de suas capacidades. Apesar de suas limitações, é essencial para seu crescimento que o autista seja tratado da mesma forma que os demais alunos. Assim sendo, a promessa da linguagem e da interação social é a chave para buscar diferentes métodos clínicos e educacionais para a criança portadora do Transtorno do Espectro do Autismo na vida social.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.contributor.referee1Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.contributor.referee2Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
dc.contributor.referee3Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
espectroautistacaracteristicaspotencialidades.pdf4,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.