Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26751
Título: A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica
Título(s) alternativo(s): The science and biology content approach with Mônica's Gang special magazines collection
Autor(es): Kawano Junior, Celso Nobuo
Orientador(es): Sobjak, Ricardo
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Educação - Estudo e ensino
Prática de ensino
Comic books, strips, etc
Education - Study and teaching
Student teaching
Data do documento: 12-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: KAWANO JUNIOR, Celso Nobuo. A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: As histórias em quadrinhos constituem uma literatura de entretenimento de fácil compreensão, presente no cotidiano das pessoas, que pode funcionar como importante instrumento de ensino e aprendizagem, contribuindo no processo de construção de sentidos. São várias as possibilidades encontradas nos quadrinhos que podem ser aplicadas no processo educativo com o intuito de transmitir conhecimentos, despertar o interesse e criar o hábito da leitura sistemática, conscientizar, fomentar atitudes críticas e desenvolver a aptidão artística e a criatividade. O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar e sugerir a docentes do Ensino Fundamental, especialmente os do 6º ano, e até mesmo a pais e/ou responsáveis pelos alunos, atividades de leitura e compreensão de HQs, com conteúdos de Ciências e Biologia, por meio de exemplares da coleção Revistas Especiais da Turma da Mônica–disponível gratuitamente na internet. As histórias da coleção escolhidas para o presente trabalho, 17 (dezessete) ao todo, abordam diferentes temas científicos/ biológicos. Espera-­se, com isso, estimular os adultos a promover a leitura atenta e minuciosa das HQs pelas crianças, seguida pela realização de questionamentos que possam avaliar a interpretação e a aprendizagem de temas científicos.
Abstract: Comic books are easily understood entertainment literature, present in people's daily lives, which can function as an important teaching and learning tool, contributing to the process of building meanings. There are several possibilities found in comics that can be applied in the educational process in order to transmit knowledge, arouse interest and create the habit of systematic reading, raise awareness, foster critical attitudes and develop artistic aptitude and creativity. The main objective of this work is to present and suggest to Elementary School teachers, especially those in the 6th year, and even to parents a/ or guardians of students, reading and comprehension activities for comic books, with Science and Biology contents, for example copies of the Monica’s GangSpecial Magazines collection ­available for free on the internet. The stories of the collection chosen for the present work, 17 (seventeen) in all, address different scientific/ biological themes. It is hoped, with this, to encourage adults to promote the attentive and thorough reading of the comic books by the children, followed by questions that can assess the interpretation and learning of scientific themes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26751
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
revistasespeciaisturmamonica.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.