Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rosa, Alexandre Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-18T00:35:39Z | - |
dc.date.available | 2021-12-18T00:35:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Alexandre Guimarães. Análise da aplicabilidade dos recursos digitais como ferramentas pedagógicas no ensino da geografia escolar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26749 | - |
dc.description.abstract | This research had as its main theme the importance of updating didactic teaching methodologies, with the objective of approaching the school space to the new technic and scientifical reality lived by its former students. With that purpose, the importance of the usage of technological resources as didactic instruments in the geography classes of middle school’s last year has been evaluated. These resources, not as distant from the students’ day today life, are still not a part of the academic routine lived by most schools, especially public ones. The chosen methodology is that of qualitative research, whose purpose is to investigate, exploring of the students’ opinion through the application of quizzes, the relevance of employing technical resources in geography classes. With objective questions, the quiz allowed the evaluation of the research subjects’ expectations on the theme, being complemented by a documental analysis of other studies of similar analytical tone, with the intent of confronting the obtained results. The objective of such research was to expand the comprehension of how students of this segment evaluate the usage of digital technology as a helping element in the absorption of this discipline’s contents, as well as the interest in a more modern and contextualized teaching method. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Teaching – Methodology | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.title | Análise da aplicabilidade dos recursos digitas como ferramentas pedagógicas no ensino da geografia escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the applicability of digital resources as pedagogical tools in the teaching of school-level geography | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática a importância de se atualizar as metodologias didáticas de ensino, com o objetivo de aproximar a escola da nova realidade técnico científica vivida pelos discentes. Para tal buscou-se avaliar a importância do uso de novos recursos tecnológicos no ambiente de sala, nas aulas de geografia, no ano final do ensino fundamental. Esses recursos, que já não se encontram distantes do dia a dia dos alunos, ainda não são de uso corrente no cotidiano acadêmico vivido pela grande maioria das escolas, sobretudo as públicas. Optou-se pela aplicação de uma pesquisa qualitativa, cujo propósito é investigar, a partir da exploração da opinião dos alunos através da aplicação de um questionário, a relevância para as aulas de geografia do uso de novos recursos técnicos. Utilizando perguntas fechadas, o questionário permitiu avaliar a expectativa dos pesquisados quanto ao tema, que foi complementado com uma análise documental de outras pesquisas de teor analítico semelhante, com o intuito de confrontar as conclusões alcançadas. O objetivo com tal pesquisa foi ampliar a compreensão de como os alunos desse seguimento avaliam o uso da tecnologia digital como elemento facilitador na absorção dos conteúdos dessa disciplina, bem como o interesse por um método de ensino mais contextualizado. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hlenka, Vanessa | - |
dc.contributor.referee1 | Hlenka, Vanessa | - |
dc.contributor.referee2 | Sandmann, André | - |
dc.contributor.referee3 | Turmena, Leandro | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
recursosdigitaisensinogeografia.pdf | 6,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.