Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26721
Título: | O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The impact of the use of experimentation and digital technologies of information and communication in the formation of acid and base concepts for elementary school students |
Autor(es): | Broietti, Elisama Rodrigues Bazilio |
Orientador(es): | Lambach, Marcelo |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Ácidos Bases (Química) Química - Experiências Ensino - Investigação Science - Study and teaching Acids Bases (Chemistry) Chemistry - Experiments Teaching - Investigation |
Data do documento: | 27-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BROIETTI, Elisama Rodrigues Bazilio. O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma proposta de Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre a formação de conceitos de ácidos e bases a partir da experimentação e do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências (EC) para estudantes do Ensino Fundamental. Tem como problema e guia de pesquisa a questão: De que modo o uso da experimentação e das TDIC podem contribuir para a formação do conceito de ácidos e bases para estudantes do Ensino Fundamental? Como objetivo desta questão pretendeu-se construir e analisar uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre a formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do Ensino Fundamental com o uso da experimentação e das TDIC. A SEI desenvolvida nesta pesquisa se baseou no uso do laboratório aberto e de recursos tecnológicos. Com o envolvimento de 16 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual, no município de Curitiba, estado do Paraná. Esta pesquisa de cunho qualitativo caracteriza-se por ser interventiva. O corpus da pesquisa se constituiu da gravação e transcrição dos discursos dos estudantes, fotos e registro de um diário de campo, questionário, roda de conversa, atividade experimental e uso de um simulador. Para análise dos dados produzidos utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), que possibilita ao pesquisador realizar interpretações de suas perspectivas e supor possíveis resultados. Da análise das respostas propostas para os estudantes emergiram cinco categorias: 1) Ensino de Ciências e investigações científicas, 2) processo de formação dos conceitos de ácidos e bases, 3) controle de biossegurança, 4) levantamento de hipóteses, 5) engajamento dos estudantes, demonstrando que uma pesquisa se faz com investigação, levantamento de hipóteses, discussões, análise de dados e experimentos. Os objetivos foram atingidos, desde a aplicação da SEI, seguindo os preceitos do Ensino por Investigação, até os levantamentos bibliográficos que trouxeram para a pesquisa a análise dos livros didáticos direcionados para o Ensino de Ciências e os encaminhamentos de TDIC e atividades experimentais, assim como as possibilidades de aplicação do Ensino por Investigação. Após a aplicação e o apontamento de resultados e discussões em relação à SEI, foi elaborado como Produto Educacional um material de apoio docente com encaminhamentos metodológicos para o ensino de ácidos e bases no Ensino Fundamental. |
Abstract: | This research presents a proposal of the Sequences of Teaching by Investigation (SEI) about the formation of concepts of acids and bases from experimentation and use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) in Science Teaching (EC) for Elementary School students. It has as a problem and research guide the following question: How the use of experimentation and TDIC can contribute to the concept formation of acids and bases to Elementary School students? This research aims to build and analyze a Sequence of Teaching by Investigation (SEI) about the concepts formation of acids and bases to Elementary School students using the experimentation and TDIC. The SEI, developed in this research, was based on the use of open laboratory and technological resources. With the involvement of 16 students from 9th grade of Elementary School, this work was carried out in a state public school, in the city of Curitiba, Paraná. This qualitative research is characterized by being interventional. The corpus of research consists of recording and transcription of students’ speeches, photos and field diary registration, questionnaire, roundtable, experimental activities and using a simulator. To analyze data, it was used the Discursive Text Analysis (ATD), which allows the researcher to interpret their perspectives and assume possible results. From the analysis of the answers proposed to the students, five categories emerged: 1) Science teaching and scientific investigations, 2) process of formation of the acids and bases concepts, 3) biosafety control, 4) raising of hypotheses, 5) students’ engagement, showing that research is done with investigation, hypotheses raised, discussions, data analysis and experiments. The goals were achieved, from the application of SEI, following the precepts of Teaching by Investigation, to bibliographic surveys that brought to the research the analysis of schoolbooks directed to the Science Teaching and the referrals of TDIC and experimental activities, as well as the possibilities of applying the Teaching by Investigation. After applying and pointing the results and discussions related to Sequences of Teaching by Investigation, it was developed as Education Product, a teaching support material with methodological guidelines to the teaching of acids and bases in Elementary School. |
Descrição: | Acompanha: Ensino por investigação para o ensino fundamental |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26721 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
experimentacaoacidosbasesestudantes.pdf | 8,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
experimentacaoacidosbasesestudantes_produto.pdf | 5,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons