Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Nicholas Eduardo da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T23:29:11Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T23:29:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nicholas Eduardo da. Melhoria do controle de redução de torque do sistema de proteção a superaquecimento de um motor diesel. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26717 | - |
dc.description.abstract | Academic research to develop and evaluate an improvement in the torque reduction control of a temperature protection system for a diesel engine. During a diesel engine overheating event, we have specific control dynamics that directly influence the vehicle’s drivability and safety. Based on the use feedforward control and new gain values and the beginning of the PI portion of the controller, a calibration proposal was developed. The methodology used was the comparison of two calibrations, a reference calibration with the sole purpose of protecting the hardware and the proposal of this work. To evaluate the calibrations, a test was performed under controlled conditions, where it was possible to simulate an overheating situation similar to the real application. From objective results related to the maximum values of torque reduction, speed reduction and coolant temperature, the proposed calibration presented better results than the reference calibration in most of the evaluated items. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Motores a diesel | pt_BR |
dc.subject | Controle de temperatura | pt_BR |
dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Calibração | pt_BR |
dc.subject | Diesel motor | pt_BR |
dc.subject | Temperature control | pt_BR |
dc.subject | Embedded computer systems | pt_BR |
dc.subject | Calibration | pt_BR |
dc.title | Melhoria do controle de redução de torque do sistema de proteção a superaquecimento de um motor diesel | pt_BR |
dc.title.alternative | Improvement in the torque reduction control of a temperature protection system for a diesel engine | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Pesquisa acadêmica para desenvolver e avaliar uma melhoria do controle de redução de torque do sistema de proteção a superaquecimento de um motor Diesel. Durante um evento de sobreaquecimento de um motor Diesel temos uma dinâmica de controle específica, que influencia diretamente na dirigibilidade e segurança dos veículos. A partir da utilização do controle por antecipação e novos valores de ganho e início de atuação das parcelas PI do controlador, foi desenvolvida uma proposta de calibração. A metodologia utilizada foi a comparação de duas calibrações, uma calibração referência com intuito apenas de proteção do hardware e a proposta deste trabalho. Para avaliação das calibrações foi executado um teste em condições controladas, onde foi possível simular uma situação de superaquecimento similar a aplicação real. A partir de resultados objetivos relacionados aos valores máximos de redução de torque, redução de velocidade e temperatura do líquido de arrefecimento, a calibração proposta apresentou resultados melhores que a calibração referência na maioria dos quesitos avaliados. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castagna, Annemarlen Gehrke | - |
dc.contributor.referee1 | Castagna, Annemarlen Gehrke | - |
dc.contributor.referee2 | Leludak, Jorge Assade | - |
dc.contributor.referee3 | Catagna, Gustavo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia de Controle e Automação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COEAU_2020_1_04.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.