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Título: Melhoria do controle de redução de torque do sistema de proteção a superaquecimento de um motor diesel
Título(s) alternativo(s): Improvement in the torque reduction control of a temperature protection system for a diesel engine
Autor(es): Silva, Nicholas Eduardo da
Orientador(es): Castagna, Annemarlen Gehrke
Palavras-chave: Motores a diesel
Controle de temperatura
Sistemas embarcados (Computadores)
Calibração
Diesel motor
Temperature control
Embedded computer systems
Calibration
Data do documento: 6-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Nicholas Eduardo da. Melhoria do controle de redução de torque do sistema de proteção a superaquecimento de um motor diesel. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Pesquisa acadêmica para desenvolver e avaliar uma melhoria do controle de redução de torque do sistema de proteção a superaquecimento de um motor Diesel. Durante um evento de sobreaquecimento de um motor Diesel temos uma dinâmica de controle específica, que influencia diretamente na dirigibilidade e segurança dos veículos. A partir da utilização do controle por antecipação e novos valores de ganho e início de atuação das parcelas PI do controlador, foi desenvolvida uma proposta de calibração. A metodologia utilizada foi a comparação de duas calibrações, uma calibração referência com intuito apenas de proteção do hardware e a proposta deste trabalho. Para avaliação das calibrações foi executado um teste em condições controladas, onde foi possível simular uma situação de superaquecimento similar a aplicação real. A partir de resultados objetivos relacionados aos valores máximos de redução de torque, redução de velocidade e temperatura do líquido de arrefecimento, a calibração proposta apresentou resultados melhores que a calibração referência na maioria dos quesitos avaliados.
Abstract: Academic research to develop and evaluate an improvement in the torque reduction control of a temperature protection system for a diesel engine. During a diesel engine overheating event, we have specific control dynamics that directly influence the vehicle’s drivability and safety. Based on the use feedforward control and new gain values and the beginning of the PI portion of the controller, a calibration proposal was developed. The methodology used was the comparison of two calibrations, a reference calibration with the sole purpose of protecting the hardware and the proposal of this work. To evaluate the calibrations, a test was performed under controlled conditions, where it was possible to simulate an overheating situation similar to the real application. From objective results related to the maximum values of torque reduction, speed reduction and coolant temperature, the proposed calibration presented better results than the reference calibration in most of the evaluated items.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26717
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