Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26716
Título: Aplicação da ferramenta 8D no aperfeiçoamento da qualidade do setor de embalagens
Título(s) alternativo(s): Application of the 8D methodology for quality improvement in the packaging segment
Autor(es): Rigo, Paola Mantoani
Giffhorn, Edilson
Orientador(es): Giffhorn, Edilson
Palavras-chave: Controle de qualidade
Solução de problemas
Embalagens - Indústria
Quality control
Problem solving
Package goods industry
Data do documento: 6-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RIGO, Paola Mantoani; GIFFHORN, Edilson. Aplicação da ferramenta 8D no aperfeiçoamento da qualidade do setor de embalagens. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gerenciamento de Projetos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: A qualidade dos produtos desenvolvidos pela empresa é fator determinante para seu sucesso, por isso, a metodologia 8D vem sendo amplamente difundida em empresas de diversos segmentos. A metodologia é dividida em oito passos, que vão desde a identificação do problema, identificação de causas-raiz, até aplicação de ações e parabenização da equipe. A partir disso, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de embalagens, utilizando o 8D para avaliar e propor ações para problemas de selagem em embalagens para esterilização, com o objetivo de avaliar seu desempenho e reduzir o custo de reclamações de clientes recebidas com relação a essa falha. Foram aplicados os oito passos, e a empresa obteve resultados significativos. O valor decorrente de reclamações de clientes com relação à falha, no ano da aplicação da metodologia, caíram pela metade, assim como no ano seguinte. Além disso, a metodologia se provou eficaz com relação à melhora na identificação de não conformidades internas, aumentando sua frequência, e melhorando a qualidade do material como um todo. Assim, foi possível concluir que a metodologia pode ser aplicada para resolução de problemas decorrentes de reclamações, e também outros problemas encontrados no sistema produtivo.
Abstract: The quality of the products developed by a company is a determinant factor for its success, so, to reach this purpose, the 8D methodology has been widely diffused in companies of various Segments. The methodology is divided in eight steps, that goes from the identification of the problem, identification of root causes, until application of actions and team congratulation. Hence, a case study in a packing company was performed using 8D to assess and propose actions for seal problems in packaging for sterilization, in order to assess its performance and reduce the cost of complaints from customers received related to this failure. The eight steps were followed, and the company obtained significant results. The cost with customers claims related to the failure, in the year of the application of the methodology, decreased by half, as well as the following year. In addition, the methodology provided effectiveness in relation to improvement in identifying internal nonconformances, increasing its frequency, and improving the quality of the whole material. Therefore, it was possible to conclude that the methodology can be applied for the solution of problems arising from complaints, and also other problems found in the production system.
Descrição: Artigo publicado nos anais do XXVI Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), realizado de 06 a 08 de novembro de 2019
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26716
Aparece nas coleções:LD - MBA em Gerenciamento de Projetos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ferramenta8dqualidadeembalagens.pdf394,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.