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dc.creatorLandgraf, Guilherme-
dc.date.accessioned2021-12-14T03:31:20Z-
dc.date.available2021-12-14T03:31:20Z-
dc.date.issued2020-09-23-
dc.identifier.citationLANDGRAF, Guilherme. Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26696-
dc.description.abstractWith the intention to present the studies of art history in a tangential and playful manner, this paper wants to show the design of a card game prototype that can be used as a curiosity instigator for students and laymen of art history. The design process uses a variation of the Agile method with the addition of the Lenses method. The game created can be played by two to five players in fifteen minutes and is composed of ninety cards with artworks of different types, times and places. By following the iterative process of the Agile method, the game was tested numerous times, trying to improve its interface and gameplay. Hopefully, this project can be used as an introduction and expansion of the knowledge of art history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCartas de jogarpt_BR
dc.subjectArte - Históriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectPlaying cardspt_BR
dc.subjectArt - Historypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.titleTêmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da artept_BR
dc.title.alternativeTêmpera-bamboo: A tabletop game about art historypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom o propósito de uma apresentar o estudo de história da arte de uma forma tangencial e lúdica, o presente trabalho tem como objetivo a criação de um protótipo de jogos de carta que sirva como instigador da curiosidade de estudantes e leigos de história da arte. A metodologia utilizada é uma variação do método Ágil com adição do método das Lentes. O jogo criado pode ser jogado de dois a cinco jogadores em quinze minutos e é constituído de noventa cartas com obras de arte de diferentes tipos, épocas e localizações. Seguindo o processo iterativo do método Ágil, o jogo foi testado repetidas vezes com o intuito de ter suas qualidades de interface e de jogabilidade refinadas em cada ciclo. Espera-se que este projeto sirva como uma introdução e expansão do conhecimento em história da arte.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Escobar, Bolívar Teston de-
dc.contributor.referee1Landal, Simone-
dc.contributor.referee2Silva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.contributor.referee3Escobar, Bolívar Teston de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
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