Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692
Título: | Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular |
Título(s) alternativo(s): | Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education |
Autor(es): | Carvalho, Jessica Xavier de |
Orientador(es): | Padilha, Ana Caroline de Bassi |
Palavras-chave: | Desenho (Projetos) Educação de crianças Lingua de sinais Educação inclusiva Editoração Design Early childhood education Sign language Inclusive education Editing |
Data do documento: | 24-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CARVALHO, Jéssica Xavier de. Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta o projeto de “Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para Educação Infantil Regular”, tendo como objetivo principal promover a inclusão social da comunidade surda utilizando a estratégia de oferecer um material de apoio para o ensino em Libras na Educação infantil de crianças não-Surdas. Para isso, será utilizada a metodologia proposta por Rodolfo Fuentes (2005), em que o processo de desenvolvimento do projeto é dividido em três etapas principais: problema, criatividade e solução. Outros elementos de pesquisa, foram adicionados a metodologia, e foram aplicados no projeto conforme seu desenvolvimento. Dessa forma, este projeto abrange um material de apoio físico com integração de recurso audiovisual digital. Espera-se ocasionar a difusão, conscientização e integração da língua de sinais a partir do ensino para crianças não-Surdas, proporcionando assim a extensão do conhecimento também no ambiente familiar por meio dela (língua de sinais). |
Abstract: | This resource presents the project “Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education”, with the primary purpose to promote social inclusion of deaf community, using the strategy of offer a support material to teaching sign language in kindergarten education for non-deaf children. For that, will be use the methodology proposed by Rodolfo Fuentes (2005), that the project development process happen in three major fases: problem, creativity and solution. Others research elements got added to the methodology, and will be applied in project according to it’s development. In that way, this Project reach a fisical support product integrated with digital audiovisual resource. Expects to cause diffusion, awareness and integration of sign language starting with the teaching of listeners children, and through them extend the knowlegde to the family environment. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CODEG_2020_1_07.pdf | 10,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.