Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26673
Título: | A educação ambiental no ensino de ciências no 1º ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de São José dos Pinhais |
Título(s) alternativo(s): | Environmental education in science teaching in the 1st year of elementary education I in a municipal school in São José dos Pinhais |
Autor(es): | Bueno, Vânia Batista |
Orientador(es): | Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes |
Palavras-chave: | Educação ambiental - São José dos Pinhais (PR) Ciência - Estudo e ensino Educação ambienta - Legislação Currículos - Educação Environmental education - São José dos Pinhais (PR) Science - Study and teaching Environmental education - Law and legislation Curriculum - Education |
Data do documento: | 27-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BUENO, Vânia Batista. A educação ambiental no ensino de ciências no 1º ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de São José dos Pinhais. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | O presente estudo analisa a importância da Educação Ambiental formal frente ao Ensino de Ciências. Neste sentido, a Educação Ambiental possui um papel fundamental para o redimensionamento do processo de ensino-aprendizagem no que tange ao Ensino de Ciências. O trabalho possui como objetivo geral analisar a Educação Ambiental formal no contexto da disciplina de Ciências no 1º ano do Ensino Fundamental I, com base nos documentos oficiais que norteiam a Escola Municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino em São José dos Pinhais, Paraná – Brasil. De acordo com estes apontamentos delimitou-se então como problema desta pesquisa: De que forma a Educação Ambiental está posta nos documentos oficiais, considerando o Componente Curricular de Ciências no 1º ano do Ensino Fundamental I, na Escola Francisco Ferreira Claudino no magistério são-joseense? A pesquisa segue um delineamento de caráter qualitativo de análise documental, tendo como base de estudo os seguintes documentos: Referencial Curricular de São José dos Pinhais; Projeto Político Pedagógico (PPP); Componente Curricular de Ciências (Plano de Ensino). Este estudo englobou o 1° ano do Ensino Fundamental I, sendo realizada uma análise minuciosa destes documentos. As abordagens dos principais resultados observados nesta pesquisa foram decorrentes da interpretação dos dados coletados, pois tal estudo foi estabelecido via análise de documentos oficiais. Na procura da validação e complementação da justificativa para a realização desta pesquisa, apreciações e análises referentes à Educação Ambiental formal no ambiente escolar foram realizadas através dos documentos oficiais, como Referencial Curricular Educacional, Projeto Político–Pedagógico e o Componente Curricular de Ciências. Assim, apontaram para uma investigação rica com amplas possibilidades de pesquisa, por meio também da pesquisa bibliográfica. Em relação ao levantamento dos dados através dos documentos oficiais e referencial teórico, foi possível identificar elementos norteadores para a elaboração do produto de mestrado com ênfase na EA para ser usado pelos docentes acerca do Componente Curricular do Ensino de Ciências no contexto da Educação Ambiental. |
Abstract: | This study analyzes the importance of formal Environmental Education in relation to Science Teaching. In this sense, Environmental Education has a fundamental role in the dimensioning of the teaching-learning process regarding Science Teaching. The work has as general objective to analyze the formal Environmental Education in the context of the Science discipline in the 1st year of Elementary School I, based on the official documents that guide the Municipal School Prefeito Francisco Ferreira Claudino in São José dos Pinhais, Paraná – Brazil. According to these notes, the following research problem was delimited: In what way is Environmental Education included in official documents, considering the Science Curriculum Component in the 1 st year of Elementary School I, at Francisco Ferreira Claudino School in São José teaching? The research follows a qualitative design of document analysis, based on the following documents: Curricular Reference of São José dos Pinhais; Political Pedagogical Project (PPP); Science Curriculum Component (Teaching Plan). This study encompassed the 1st year of Elementary School I, with a detailed analysis of these documents. The approaches to the main results observed in this research resulted from the interpretation of the data collected, as this study was established through the analysis of official documents. In the search for validation and complementation of the justification for this research, appraisals and analyzes regarding formal Environmental Education in the school environment were carried out through official documents, such as Educational Curriculum Framework, PoliticalPedagogical Project and the Science Curriculum Component. Thus, they pointed to a rich investigation with ample research possibilities, also through bibliographic research. Regarding the survey of data through official documents and theoretical framework, it was possible to identify guiding elements for the preparation of the educational product with an emphasis on EE to be used by teachers on the Curriculum Component of Science Teaching in the context of Environmental Education. |
Descrição: | Acompanha: Possibilidades de educação ambiental no ensino de ciências do 1º ano do ensino fundamental |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26673 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaoambientalensinociencias.pdf | 860,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
educacaoambientalensinociencias_produto.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons