Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26638
Título: | Alfabetização científica no enfrentamento às fake news sobre COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Scientific literacy in facing the fake news about COVID-19 |
Autor(es): | Macedo, Fernanda Cristine Fernandes |
Orientador(es): | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter |
Palavras-chave: | Doenças transmissíveis - Epidemiologia Epidemias Conhecimento e aprendizagem Ciência - Estudo e ensino Fake news Communicable diseases - Epidemiology Epidemics Knowledge and learning Science - Study and teaching |
Data do documento: | 30-Jul-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | MACEDO, Fernanda Cristine Fernandes. Alfabetização científica no enfrentamento às fake news sobre COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa analisou convergências e conflitos a respeito das noções e do conhecimento científico sobre a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A partir da observação do contexto social geral e das dificuldades enfrentadas em relação à divulgação de notícias falsas ou boatos, verificou-se a necessidade de disseminar conteúdo científico de maneira clara e objetiva a alunos do Ensino Fundamental e Médio, visto que eles são transmissores de informações e podem contribuir de forma positiva com atitudes conscientes diante da grave situação enfrentada. Para coleta de dados, foi implementado um questionário a fim de compreender quais conhecimentos os jovens possuem a respeito da pandemia, buscando em seguida identificar lacunas a respeito do tema. Com base nos resultados, foi elaborado um material de acesso gratuito com linguagem acessível, com intuito de auxiliar na compreensão das formas de contágio, atitudes de prevenção, medidas de isolamento, distanciamento e higiene que contribuam para minimizar os impactos da pandemia. |
Abstract: | This research analyzed convergences and conflicts regarding notions and scientific knowledge about the new coronavirus pandemic (COVID-19). From the observation of the general social context and the difficulties faced in relation to the dissemination of false news or rumors, it was verified the need to disseminate scientific content in a clear and objective manner to elementary and high school students, as they are transmitters of information and can contribute positively with conscious attitudes towards the serious situation faced. For data collection, the questionnaire was implemented in order to understand what knowledge young people have about the pandemic, then seeking to identify gaps regarding the topic. Based on the results, a free-access material with accessible language was prepared, with the aim of helping to understand the forms of contagion, preventive attitudes, isolation, distancing and hygiene measures that contribute to minimizing the impacts of the pandemic. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: COVID-19: combatendo fake news com conhecimento |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26638 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alfabetizacaocientificaenfrentamento.pdf | 7,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
covid19combatendofakenews_produto.pdf | 9,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons