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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26557
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Slompo, Gabriela Costa | - |
dc.creator | Morettin, Gustavo Campos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-01T20:57:18Z | - |
dc.date.available | 2021-12-01T20:57:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
dc.identifier.citation | SLOMPO, Gabriela Costa; MORETTIN, Gustavo Campos. Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26557 | - |
dc.description.abstract | The concern about environmental issues has been recurring for years, but the environmental impacts of each action have become a major concern only in the past few years. The role of companies that embrace this cause is to search for alternatives to their products or services that cause the least impact as possible without compromising the quality of what is offered. In the automotive sector, a considerable alternative is the production of electric vehicles, which operate through electric power and abandon the combustion enginees. In this type of vehicle, its operation occurs with the use of electric energy that is stored in a battery, different from traditional vehicles, which are moved by the combustion of air and fuels, resulting in the atmospheric emission of gases such as CO, CO2, HC, O3, SO2, NOx and Particulate Matter. This change in the vehicles structure eliminates the emission of gases during the automobiles’ operation, which reduces the environmental impacts that they cause on a daily basis. Using the ARIMA(0,1,1) model, the number of electric vehicles licensed in Brazil was forecasted based on licensing data for other types of automobile vehicles, on the fuels production, and on the amount of vehicle CO2. The forecast shows that there was a growth in electric vehicles licensed in the country, even with the drop caused during the Covid-19 pandemic. This forecast indicates that the Brazilian electric vehicle market will be able to recover and overcome the damage suffered in the pandemic. This scenario validates the effectiveness of the Rota 2030 Project until the year 2025. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Previsão | pt_BR |
dc.subject | Análise de séries temporais | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Forecasting | pt_BR |
dc.subject | Time-series analysis | pt_BR |
dc.title | Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Forecasting by time series models for the electric vehicle licensing in Brazil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A preocupação com questões ambientais é recorrente há anos, mas os impactos ambientais de cada ação têm se tornado uma preocupação maior somente nos últimos anos. O papel de empresas que abraçam essa causa é buscar por alternativas a seus produtos ou serviços que gerem o menor impacto possível sem comprometer a qualidade do que é oferecido. No setor automobilístico, uma considerável alternativa é a produção de veículos elétricos, que funcionam através de energia elétrica e abandonam os motores à combustão. Nesse tipo de veículo, o funcionamento se dá com a utilização de energia elétrica que é armazenada em uma bateria, diferente dos veículos tradicionais, que são movidos com a queima de ar e combustíveis, resultando na emissão atmosférica de gases como CO, CO2, HC, O3, SO2, NOx e Material Particulado. Essa mudança na estrutura dos veículos elimina a emissão de gases durante o funcionamento dos automóveis, o que reduz os impactos ambientais que eles causam diariamente. Utilizando o modelo ARIMA(0,1,1), foi previsto o número de veículos elétricos licenciados no Brasil. Para isso, foram utilizados dados de licenciamento de outros tipos de veículos automobilísticos na produção de combustíveis e na quantidade de emissão veicular de CO2. A previsão mostra que haverá um crescimento de veículos elétricos licenciados no país, mesmo com a queda causada durante a pandemia do Covid-19. Essa previsão indica que o mercado brasileiro de veículos elétricos será capaz de se recuperar e superar os danos sofridos na pandemia. Esse cenário valida a eficácia do Projeto Rota 2030 até o ano de 2025. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kachba, Yslene Rocha | - |
dc.contributor.referee1 | Kachba, Yslene Rocha | - |
dc.contributor.referee2 | Melo, Everton Luiz de | - |
dc.contributor.referee3 | Branco, Fabio Jose Ceron | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia de Produção |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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