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Título: Desenhos infantis como ferramenta de análise da percepção sobre o meio ambiente
Título(s) alternativo(s): Children's drawings as a tool for analyzing the perception on the environment
Autor(es): Prestes, Dirce Coronado
Orientador(es): Oliveira, Rejane Barbosa de
Palavras-chave: Educação ambiental
Desenho infantil
Meio ambiente e crianças
Environmental education
Children's drawings
Environment and children
Data do documento: 30-Jun-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: PRESTES, Dirce Coronado. Desenhos infantis como ferramenta de análise da percepção sobre o meio ambiente.2021. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2021.
Resumo: Muitas vezes há dificuldades na avaliação do entendimento de assuntos complexos abordados na Educação Ambiental (EA) na faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental. Com base na literatura, é possível perceber na "Arte" uma aliada na avaliação da percepção dos alunos sobre esses conceitos. Assim, este trabalho fez uso de um método de avaliação de desenhos, com o intuito de verificar a percepção do conceito de meio ambiente de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Santa Helena PR, correlacionando essa percepção às macrotendências da EA. A pesquisa foi realizada em três etapas. Na primeira, os alunos foram incentivados a desenhar de forma livre o que entendiam sobre meio ambiente, sem qualquer intervenção dos pesquisadores (Primeiro Teste). Na segunda, foram ministradas aulas e oficinas sobre meio ambiente, abordando temas como ciclo hidrológico, sustentabilidade, resíduos sólidos e consumo, com um enfoque crítico-emancipatório. Na terceira, os alunos foram novamente incentivados a fazer desenhos sobre o meio ambiente (Segundo Teste), com o intuito de verificar se a intervenção foi capaz de alterar a percepção dos pesquisados. Os itens representados nos desenhos foram categorizados em elementos bióticos e abióticos, representações de humanos e construções humanas, segundo a metodologia DET descrita na literatura. A frequência com que as categorias apareceram nos desenhos foram avaliadas por meio de estatística descritiva e análise de variância ANOVA one-way, seguida pelo teste de Bartlett, enquanto a pontuação total do método DET foi avaliada pelo teste t de Student. A correlação com as macrotendências da EA foi avaliada pelo método MEA desenvolvido nesta pesquisa. Foram avaliados 62 desenhos no Primeiro Teste e 36 desenhos no Segundo Teste. Os resultados demonstraram que a representação de elementos bióticos e abióticos foram frequentes, mas as representações de humanos e de construções humanas foram pouco frequentes, estando os desenhos relacionados principalmente à macrotendência conservacionista da EA. Após as intervenções didáticas, foi possível perceber um aumento da complexidade das relações entre os elementos representados. Esse aumento foi estatisticamente significativo, com média da pontuação DET total de 4,77 ± 0,24 no Primeiro Teste e 5,55 ± 0,50 para o Segundo Teste. De forma semelhante, houve uma mudança na relação dos desenhos com as macrotendências da EA, com diminuição dos desenhos relacionados à conservacionista (68% para 56%) e aumento dos desenhos relacionados às macrotendências pragmática (26% para 31%) e crítico-emancipatória (6% para 14%). Assim, os resultados indicaram que a maioria dos alunos possuem uma visão atrelada à macrotendência conservacionista da EA, e que intervenções didáticas com foco na macrotendência crítico emancipatória é capaz de alterar essa visão, fazendo com que desenvolvam valores capazes de formar cidadãos com competências e habilidades para a discussão e resolução de problemas ambientais, conforme preconizado pela Política Nacional da Educação Ambiental. Além disso, a pesquisa mostrou que o método DET pode ser uma ferramenta útil para os professores, auxiliando na avaliação do entendimento do conceito de meio ambiente dos alunos,
Abstract: Elementary school students have difficulties in understanding the complexity of issues addressed in environmental education (EE). Based on several published works, it is possible to see the art as a great ally in the assessment of the perception of environmental problems. Thus, in this work it is applied drawing evaluation method, in order to verify the perception of the concept of the environment by fifth-grade students, correlating this perception to the trends of EE. The research was carried out in three stages with three classes elementary school at a municipal school in Santa Helena, PR. In the first stage, students were encouraged to freely draw what they understood about the environment, without any kind of intervention from researchers (First Test). In the second stage, classes and workshops about environment themes were given, covering topics such as the hydrological cycle, sustainability, solid waste and consumption, using a critical-emancipatory EE trend. In the third stage, the students were again encouraged to draw pictures about the environment (Second Test), in order to verify whether the intervention was able to change the perception of the respondents. The items represented in the drawings were categorized into biotic and abiotic elements, representations of humans, and human constructions, according to the DET methodology described in the literature. The frequency with which the categories appeared in the drawings was assessed using descriptive statistics and one-way ANOVA analysis of variance, followed by the Bartlett’s test, while the total score of the DET method was assessed using the Student’s t-test. The correlation with the EE trends was evaluated by the VET method developed in this research. In the First Test were analysed 62 drawings, and 36 in the Second Test. The representation abiotic and biotc elements were very frequent, while of humans and human constructions were less frequent. This result showed that the concept of the environment was confused with the concept of nature by the students, and the drawings were mainly related to the conservationist aspect of EE. After the didactic interventions, it was possible to notice an increase in the complexity of the relationships between the represented elements. This increase was statistically significant, with a mean total DET score of 4.77 ± 0.24 in the First Test and 5.55 ± 0.50 in the Second Test. Similarly, there was a change in the relationship between the drawings and the EE trends, with a decrease in drawings related to the conservationist trend (68% to 56%) and an increase in the drawings related to the pragmatic trend (26% to 31%) and critical- emancipatory (6% to 14%). Thus, the results indicated that most students have a vision linked to the conservationist aspect of EE and that didactic interventions focused on the critical-emancipatory aspect is able to change this view, making students develop values capable of forming citizens with abilities for discussing and solving environmental problems, as recommended by the National Policy on Environmental Education. In addition, the research showed that the DET method can be a useful tool to be used by teachers to assist them in assessing students' understanding of the concept of environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26549
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