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dc.creatorRaizer, Ronaldo dos Santos-
dc.date.accessioned2021-12-01T18:41:47Z-
dc.date.available2021-12-01T18:41:47Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.citationRAIZER, Ronaldo dos Santos. A inserção da educação financeira em ações de extensão: um estudo nas universidades públicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26547-
dc.descriptionAcompanha: Planejando ações de educação financeira: onde encontrar ajuda?pt_BR
dc.description.abstractThe development of the financial market has led to the provision of complex products and services. The role of the State in the social protection of individuals has been gradually reduced. Due to demographic, economic and political changes, financial education has become an essential skill for individuals. The present work aims to evaluate the insertion of financial education in extension actions in Brazilian public universities. To achieve the objective, dimensions of comparative analysis of extension actions in financial education were established. To construct the dimensions, principles and practices of financial education established in the literature and by international organizations were used. The actions promoted under the National Financial Education Strategy were identified. Data were collected through consultation with proposals, work plans and reports of extension actions in financial education, made available by universities. The actions were compared, and the recurrent patterns identified. The courses related to area of Administration, Accounting and Economics are the ones that offer the most extension actions in financial education. The most frequent partnership is with public schools. Elementary and high school students are the priority audience. The actions aim to raise awareness among participants, contribute to personal financial planning and improve quality of life. They are organized into projects, courses, events, programs and service provision. The most used methodological strategies are lectures, courses, workshops, advice and material distribution. Planning, investment, indebtedness and conscious consumption are the most addressed topics. The actions are evaluated, and the results are used in the planning of the following editions. The participation of the external community in the development of actions is limited. The analysis of the data from the established dimensions allowed us to conclude that the actions developed by the universities align with the principles and guidelines established by international organizations, researchers and the National Strategy of Financial Education. The work is classified as applied qualitative research, descriptive, which uses bibliographic and documentary sources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectMoney marketpt_BR
dc.titleA inserção da educação financeira em ações de extensão: um estudo nas universidades públicaspt_BR
dc.title.alternativeFinancial education insertion in extension activities: study at public universitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento do mercado financeiro tem levado à oferta de produtos e serviços complexos. O papel do Estado na proteção social dos indivíduos tem sido gradativamente reduzido. Em função de mudanças demográficas, econômicas e políticas, a educação financeira tornou-se uma habilidade essencial para os indivíduos. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a inserção da educação financeira nas ações de extensão em universidades públicas brasileiras. Para atingir o objetivo foram estabelecidas dimensões de análise comparativa de ações de extensão em educação financeira. Para a construção das dimensões foram utilizados princípios e práticas de educação financeira estabelecidos na literatura e por organismos internacionais. Foram identificadas as ações promovidas no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Financeira. Os dados foram coletados mediante consulta a propostas, planos de trabalho e relatórios de ações de extensão em educação financeira, disponibilizados pelas universidades. As ações foram comparadas e os padrões recorrentes identificados. Os cursos ligados às áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia são os que mais ofertam ações de extensão em educação financeira. A parceria mais frequente é realizada com escolas públicas. Estudantes de ensino fundamental e médio são o público prioritário. As ações visam conscientizar os participantes, contribuir para o planejamento financeiro pessoal e melhorar a qualidade de vida. São organizadas em projetos, cursos, eventos, programas e prestação de serviços. As estratégias metodológicas mais utilizadas são palestras, cursos, oficinas, assessoria e distribuição de material. Planejamento, investimento, endividamento e consumo consciente são os temas mais abordados. As ações são avaliadas e os resultados são utilizados no planejamento das edições seguintes. A participação da comunidade externa no desenvolvimento das ações é limitada. A análise dos dados a partir das dimensões estabelecidas permitiu concluir que as ações desenvolvidas pelas universidades se alinham aos princípios e diretrizes estabelecidos por organismos internacionais, pesquisadores e pela Estratégia Nacional. O trabalho classifica-se como uma pesquisa qualitativa aplicada, descritiva, que utiliza fontes bibliográficas e documentais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5647-7578pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5574867766307638pt_BR
dc.contributor.advisor1Rasoto, Vanessa Ishikawa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4174-9619pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5497450906300358pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ishikawa, Gerson-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6063693428523155pt_BR
dc.contributor.referee1Azeredo, Abel Dionizio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9456-8315pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4972511619847291pt_BR
dc.contributor.referee2Ishikawa, Gerson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6063693428523155pt_BR
dc.contributor.referee3Figueiredo, Jeovan de Carvalho-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0541-1357pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2380074071450481pt_BR
dc.contributor.referee4Bega, Maria Tarcisa Silva-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4330-8454pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3581133293519315pt_BR
dc.contributor.referee5Rasoto, Vanessa Ishikawa-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5497450906300358pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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